Profa. Ms. Cintia M. S. Palma
Profa. Mariana A. Costa
(Conquest of Paradise)
Gênero: Aventura
Duração: 150 minutos
Lançamento: 1992
País: França, Espanha, EUA, Inglaterra
Classificação etária: 14 anos
FICHA TÉCNICA
Direção: Ridley Scott
Roteiro: Roselyne Bosch
Produção: Alain Goldman e Ridley scott
Fotografia: Adrien Biddle
Música: Vangelis
Direção de arte: Martin Hitchcock, Antonio Patón, Kevin Phipps e Luke Scott
Figurino: Charles Knode e Barbara Rutter
Edição: William M. Anderson, Françoise Bonnot, Leslie Healey, Armen Minasian e Deborah Zeitman
ELENCO
Gérard Depardieu – Cristóvão Colombo
Sigourney Weaver – Rainha Isabel
Armand Assante – Sanchez
Michael Wincott – Moxica
SINOPSE
O filme focaliza o grande momento da expansão marítima espanhola no século XV retratando a viagem de Cristóvão Colombo à América.
TEMA
Conquista da América; Absolutismo; Grandes Navegações; Renascimento.
CURIOSIDADES
– A idéia em realizar um filme sobre a descoberta da América por Cristóvão Colombo partiu da roteirista Roselyne Bosch, enquanto pesquisava sobre um artigo sobre a vida de Colombo. Em suas pesquisas Roselyne encontrou vários pergaminhos da época ainda não-traduzidos, sendo que após esta descoberta ela se associou com um produtor francês para fazer com que o filme fosse então realizado.
– O diretor Ridley Scott fez apenas uma única condição para aceitar dirigir 1492 – A Conquista do Paraíso: que o personagem Cristóvão Colombo fosse interpretado por Gérard Depardieu.
– 1492 – A Conquista do Paraíso foi lançado comercialmente nos cinemas norte-americanos em meio às comemorações pelos 500 anos de descoberta da América.
– O orçamento de 1492 – A Conquista do Paraíso foi de US$ 47 milhões.
ATIVIDADES SUGERIDAS
1) Qual o tema do filme? O que os realizadores do filme tentaram nos contar? Eles conseguiram passar sua mensagem? Justifique sua resposta.
2) Você assimilou/aprendeu alguma coisa com este filme? O quê?
3) Algum elemento do filme não foi compreendido? Qual?
4) Do que você mais gostou neste filme? Por quê?
5) Qual o seu personagem favorito no filme? Por quê?
6) Qual é o personagem de que você menos gostou? Por quê?
7) Há uma cena logo no começo do filme onde Colombo treina o que vai dizer na Universidade de Salamanca onde aparecem ao fundo monges copistas, é interessante que o professor faça observações a respeito.
8 ) Ainda no começo do filme, há uma cena onde há uma execução em praça pública, onde aparecem pessoas na fogueira. O filme mostra a figura do carrasco, o temível executor da pena.
Peça aos seus alunos que pesquisem sobre essa personagem mítica da Idade Média e Moderna e solicite que escrevam sobre a função dessa personagem. Porque não é um membro do clero a executar essas punições?
9) Na cena onde aparece a casa de Colombo, podemos observar a simplicidade da casa bem como alguns elementos típicos do cotidiano a lareira da casa que serve como fogão, não tinham garfo ainda, e outras coisas. Por outro lado, a cena após a “Queda de Granada” traz o palácio extremamente luxuoso onde Colombo se encontra com a rainha cuja roupa é tecida com fios de ouro.
A partir dessas observações, peça para os alunos apontarem as diferenças entre a casa de Colombo e a cena do palácio. Quais as semelhanças e diferenças com o que vivemos hoje?
10) Há uma cena na Universidade de Salamanca que mostra como a universidade era controlada pela Igreja, discuta com os alunos a questão dos embates CIÊNCIA X IGREJA no fim da Idade Média e durante a Idade Moderna.
(Obs.: É importante que o professor esteja sempre alerta para alguns exageros cinematográficos como, por exemplo, a fala de Colombo dizendo que é “o escolhido”)
11) Peça para que analisem a cena do desembarque, porque a câmera ressalta a âncora se fixando? E porque aparece um close dos pés de Colombo?
12) A cena do encontro entre os europeus e os índios: “a maravilha da terra nova” é muito boa para se trabalhar conceitos da antropologia, de choque cultural. Peça para os alunos descreverem a cena, juntamente com suas principais impressões destacando os efeitos sonoros, a música, a composição da cena como um todo.
13) Peça aos alunos que compare os dois mapas abaixo.
O primeiro, do final do século XV e o segundo, do final do XVI. Peça para que procure compara-los também com um mapa atual. Depois responda as questões:
– Figura 1: mapa alemão de 1482.
– Figura 2: mapa holandês de 1570.
a) quais eram os continentes que os europeus, da época do começo das grandes navegações, conheciam melhor?
b) o que os europeus do final do século XVI, depois de muitas navegações, conheciam melhor?
Para os professores que queiram se aprofundar mais, indicamos a leitura do texto: “1992: O ano que Hollywood descobriu a América”* de Mariza de Carvalho Soares.
Neste trabalho a autora expõe sua experiência com alunos do curso de História da América I (América Colonial), disciplina do Ciclo básico do Departamento de História da UFF, onde analisa 2 versões diferentes apresentadas por Hollywood no ano de 1992 sobre a viagem de Colombo: filme 1: “Christopher Columbus – the discovery” (Cristóvão Colombo, a aventura do descobrimento) e filme 2: “1492 – conquest of Paradise” (1492 – a conquista do paraíso).
O resultado foi muito interessante e essa experiência pode ser muito bem aproveitada com os alunos de Ensino Médio. Nas palavras da própria autora, a atividade ajudou a turma a compreender “como um mesmo fato pode ser narrado e pensado diferentemente”.
* Apresentação realizada no 2º Encontro de Professores Pesquisadores na Área do Ensino de História 2 a 5 de maio.
NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2003.
SOARES, Mariza de Carvalho. 1992: O ano que Hollywood descobriu a América. 2º Encontro de Professores Pesquisadores na Área do Ensino de História 2 a 5 de maio. Niterói: Universidade Federal Fluminense. 1995. disponível em: http://www.historia.uff.br/primeirosescritos/sites/www.historia.uff.br.primeirosescritos/files/pe02-1.pdf
Parabéns pela página.
Estou me deliciando com as informações,sou Profª de Geografia, e há uma grande dificuldade em encontrar páginas assim, Faz um longo tempo que fico garimpando na web e repassando aos colegas da classe.Nada como associar nossas aulas teóricas com filmes.
Obrigado pela iniciativa, se houver outras páginas semelhantes por favor me indique.
Um abraço
qual a resposta dos mapas???
vc sabe as respostas do 8 ao 11?
queria todas as respostas
tb
gostaria de saber as respostas