CINEMA & EDUCAÇÃO

Dedicado a professores, alunos e amantes da 7ª Arte…

1492 – A CONQUISTA DO PARAÍSO

Profa. Ms. Cintia M. S. Palma

Profa. Mariana A. Costa

 

 

(Conquest of Paradise)

  

 

 

 Gênero: Aventura

Duração: 150 minutos

Lançamento: 1992

País: França, Espanha, EUA, Inglaterra

Classificação etária: 14 anos

 

FICHA TÉCNICA

Direção: Ridley Scott

Roteiro: Roselyne Bosch

Produção: Alain Goldman e Ridley scott

Fotografia: Adrien Biddle

Música: Vangelis

Direção de arte: Martin Hitchcock, Antonio Patón, Kevin Phipps e Luke Scott

Figurino: Charles Knode e Barbara Rutter

Edição: William M. Anderson, Françoise Bonnot, Leslie Healey, Armen Minasian e Deborah Zeitman

 

ELENCO

Gérard Depardieu – Cristóvão Colombo

Sigourney Weaver – Rainha Isabel

Armand Assante – Sanchez

Michael Wincott – Moxica

SINOPSE

O filme focaliza o grande momento da expansão marítima espanhola no século XV retratando a viagem de Cristóvão Colombo à América.

 

TEMA

Conquista da América; Absolutismo; Grandes Navegações; Renascimento.

 

CURIOSIDADES

– A idéia em realizar um filme sobre a descoberta da América por Cristóvão Colombo partiu da roteirista Roselyne Bosch, enquanto pesquisava sobre um artigo sobre a vida de Colombo. Em suas pesquisas Roselyne encontrou vários pergaminhos da época ainda não-traduzidos, sendo que após esta descoberta ela se associou com um produtor francês para fazer com que o filme fosse então realizado.

– O diretor Ridley Scott fez apenas uma única condição para aceitar dirigir 1492 – A Conquista do Paraíso: que o personagem Cristóvão Colombo fosse interpretado por Gérard Depardieu.

– 1492 – A Conquista do Paraíso foi lançado comercialmente nos cinemas norte-americanos em meio às comemorações pelos 500 anos de descoberta da América.

– O orçamento de 1492 – A Conquista do Paraíso foi de US$ 47 milhões.

 

ATIVIDADES SUGERIDAS

 

1) Qual o tema do filme? O que os realizadores do filme tentaram nos contar? Eles conseguiram passar sua mensagem? Justifique sua resposta.

 2) Você assimilou/aprendeu alguma coisa com este filme? O quê?

 3) Algum elemento do filme não foi compreendido? Qual?

 4) Do que você mais gostou neste filme? Por quê?

 5) Qual o seu personagem favorito no filme? Por quê?

 6) Qual é o personagem de que você menos gostou? Por quê?

 7) Há uma cena logo no começo do filme onde Colombo treina o que vai dizer na Universidade de Salamanca onde aparecem ao fundo monges copistas, é interessante que o professor faça observações a respeito.

 8 ) Ainda no começo do filme, há uma cena onde há uma execução em praça pública, onde aparecem pessoas na fogueira. O filme mostra a figura do carrasco, o temível executor da pena.

Peça aos seus alunos que pesquisem sobre essa personagem mítica da Idade Média e Moderna e solicite que escrevam sobre a função dessa personagem. Porque não é um membro do clero a executar essas punições?

 9) Na cena onde aparece a casa de Colombo, podemos observar a simplicidade da casa bem como alguns elementos típicos do cotidiano a lareira da casa que serve como fogão, não tinham garfo ainda, e outras coisas. Por outro lado, a cena após a “Queda de Granada” traz o palácio extremamente luxuoso onde Colombo se encontra com a rainha cuja roupa é tecida com fios de ouro.

A partir dessas observações, peça para os alunos apontarem as diferenças entre a casa de Colombo e a cena do palácio. Quais as semelhanças e diferenças com o que vivemos hoje?

 10) Há uma cena na Universidade de Salamanca que mostra como a universidade era controlada pela Igreja, discuta com os alunos a questão dos embates CIÊNCIA X IGREJA no fim da Idade Média e durante a Idade Moderna.

(Obs.: É importante que o professor esteja sempre alerta para alguns exageros cinematográficos como, por exemplo, a fala de Colombo dizendo que é “o escolhido”)

11) Peça para que analisem a cena do desembarque, porque a câmera ressalta a âncora se fixando? E porque aparece um close dos pés de Colombo?

 12) A cena do encontro entre os europeus e os índios: “a maravilha da terra nova” é muito boa para se trabalhar conceitos da antropologia, de choque cultural. Peça para os alunos descreverem a cena, juntamente com suas principais impressões destacando os efeitos sonoros, a música, a composição da cena como um todo.

13) Peça aos alunos que compare os dois mapas abaixo.

O primeiro, do final do século XV e o segundo, do final do XVI. Peça para que procure compara-los também com um mapa atual. Depois responda as questões:

– Figura 1: mapa alemão de 1482.

 

 

– Figura 2: mapa holandês de 1570.

 

 

a) quais eram os continentes que os europeus, da época do começo das grandes navegações, conheciam melhor?

 b) o que os europeus do final do século XVI, depois de muitas navegações, conheciam melhor?

  

DICA

Para os professores que queiram se aprofundar mais, indicamos a leitura do texto: “1992: O ano que Hollywood descobriu a América”* de Mariza de Carvalho Soares.

Neste trabalho a autora expõe sua experiência com alunos do curso de História da América I (América Colonial), disciplina do Ciclo básico do Departamento de História da UFF, onde analisa 2 versões diferentes apresentadas por Hollywood no ano de 1992 sobre a viagem de Colombo: filme 1: “Christopher Columbus – the discovery” (Cristóvão Colombo, a aventura do descobrimento) e filme 2: “1492 – conquest of Paradise” (1492 – a conquista do paraíso).

O resultado foi muito interessante e essa experiência pode ser muito bem aproveitada com os alunos de Ensino Médio. Nas palavras da própria autora, a atividade ajudou a turma a compreender “como um mesmo fato pode ser narrado e pensado diferentemente”.

 

* Apresentação realizada no 2º Encontro de Professores Pesquisadores na Área do Ensino de História 2 a 5 de maio.

 

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2003.

SOARES, Mariza de Carvalho. 1992: O ano que Hollywood descobriu a América. 2º Encontro de Professores Pesquisadores na Área do Ensino de História 2 a 5 de maio. Niterói: Universidade Federal Fluminense. 1995. disponível em: http://www.historia.uff.br/primeirosescritos/sites/www.historia.uff.br.primeirosescritos/files/pe02-1.pdf


 

 

 

6 comentários em “1492 – A CONQUISTA DO PARAÍSO

  1. Carla Regina
    10 de agosto de 2011

    Parabéns pela página.
    Estou me deliciando com as informações,sou Profª de Geografia, e há uma grande dificuldade em encontrar páginas assim, Faz um longo tempo que fico garimpando na web e repassando aos colegas da classe.Nada como associar nossas aulas teóricas com filmes.
    Obrigado pela iniciativa, se houver outras páginas semelhantes por favor me indique.
    Um abraço

  2. carol
    15 de março de 2013

    qual a resposta dos mapas???

    • Aline Carla Rodrigues Figueiredo
      14 de outubro de 2015

      vc sabe as respostas do 8 ao 11?

  3. Aline Carla Rodrigues Figueiredo
    14 de outubro de 2015

    queria todas as respostas

  4. Paula
    26 de junho de 2017

    gostaria de saber as respostas

Deixe um comentário