CINEMA & EDUCAÇÃO

Dedicado a professores, alunos e amantes da 7ª Arte…

Força de um desejo

Profa. Ms. Cintia M. S. Palma

Profa. Mariana A. Costa

– em construção –

 

 

Autores: Gilberto Braga e Alcides Nogueira

Colaboradores: Sérgio Marques, Márcia Prates, Lilian Garcia e Eliane Garcia

Direção: Marcos Paulo, Mauro Mendonça Filho e Carlos Araújo

Direção geral: Marcos Paulo (até o capítulo 20) e Mauro Mendonça Filho

Direção de núcleo: Marcos Paulo

Período de exibição: 10/05/1999 – 28/01/2000

Nº de capítulos: 227

 

SINOPSE

Força de Um Desejo começa contando, bem à moda dos folhetins românticos tradicionais, a história de um romance impossível. Depois, a partir do assassinato de um dos personagens principais, a novela ganha também ares de história policial, com suspeitos, investigações, pistas falsas, mortes misteriosas e reviravoltas surpreendentes. Tudo isso ambientado na segunda metade do século XIX, em que várias mudanças políticas e econômicas estavam em andamento no Brasil. O ciclo dos senhores de engenho chegava ao fim, e os fazendeiros de café iniciam sua ascensão. Um deles é o poderoso barão Henrique Sobral (Reginaldo Faria), dono da fazenda Ouro Verde, em Vila de Sant’Anna, lugar fictício situado na região do Vale do Paraíba. Fazendeiro de tendências liberais para a época, ele tem simpatia pelo movimento abolicionista, que está dando seus primeiros passos.

 

ELENCO

Malu Mader — Ester Ramos Delamare/Baronesa Ester de Sampaio Sobral

Fábio Assunção — Inácio Sobral

Cláudia Abreu — Olívia Xavier

Selton Mello — Abelardo Sobral

Marcelo Serrado — Mariano Xavier

Isabel Fillardis — Luzia

Lavínia Vlasak — Alice Ventura

Nathalia Timberg — Idalina Menezes de Albuquerque Silveira

José Lewgoy — Felício Cantuária

Reginaldo Faria — Henrique Sobral

Paulo Betti — Higino Ventura

Sônia Braga — Baronesa Helena Sobral

 

TEMA

Barões do café; cotidiano na segunda metade do séc. XIX; escravismo; abolicionismo;  

 

CURIOSIDADES

– Para criar a cidade cenográfica de Vila de Sant’Anna, construída no Projac, a equipe de cenografia estudou detalhes arquitetônicos de cidades históricas de Minas Gerais, como Ouro Preto e Tiradentes. Fazendas centenárias de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo serviram como referências para as fazendas de Ouro Verde, do barão Sobral; e de Morro Alto, de Higino Ventura. Uma antiga estação de trem, próxima à cidade de Teresópolis, região serrana do Rio de Janeiro, foi adaptada para servir de cenário nas gravações da inauguração da estrada de ferro Rio-Vassouras. A cenografia também aproveitou parte das estruturas usadas na minissérie Chiquinha Gonzaga (1999).

– A equipe trabalhou duro para adaptar as locações às cenas: fios e postes de iluminação foram escondidos, o cimento dos pisos foi disfarçado e as lâmpadas foram trocadas por velas. Como restam poucos lugares que preservam características arquitetônicas do passado, a equipe de efeitos visuais da novela inseriu em algumas cenas imagens do Rio de Janeiro transformadas de acordo com a paisagem da época.

 – A seqüência da ópera que vai ao ar no primeiro capítulo – o terceiro ato de Bodas de Fígaro, de Mozart – foi gravada no Teatro Municipal de Niterói, com a participação de 100 figurantes. Força de Um Desejo também teve cenas gravadas na praia de Grumari, no Alto da Boa Vista e no Forte São João, na Urca.

– A consultora Clarisse Fukelman organizou um extenso trabalho de pesquisa histórica que contou com suporte bibliográfico e apostilas com informações sobre o século XIX, fornecidos aos responsáveis pelo figurino, pela caracterização dos personagens, pela cenografia e pela direção de arte da novela.

– O elenco participou de um workshop de duas semanas com quatro palestras, ministradas por professores universitários, tendo como temas o Brasil Imperial, o cotidiano nas fazendas e senzalas, romantismo e mitologia. Alguns atores também tiveram aulas de esgrima, equitação e caligrafia, além de trabalhos de corpo – com a professora Vivian Buckup – e de voz – com Marli Brito – para se adaptarem ao comportamento da época. A novela explorou, ainda, no núcleo dos escravos, aspectos da cultura Bantu, de origem africana.

– A caracterização dos atores – que em uma novela de época demora mais tempo para ficar pronta do que em tramas com temáticas contemporâneas – ficou a cargo de Marlene Moura e incluiu cabelos repartidos ao meio e costeletas, no caso dos homens; e apliques até a cintura, vestidos pesados e maquiagem em tons pastel para as mulheres. Alguns atores fizeram interlace para aumentar o comprimento dos cabelos, como Dira Paes, Daniel Dantas, Chico Diaz e Malu Mader, que também usou cílios postiços. O ator José de Abreu, que interpretou o personagem Pereira, teve a cabeça parcialmente raspada, bigodes característicos de português e uma falsa barriga.

– Uma das inspirações para a caracterização dos personagens nobres foi O Leopardo, de Visconti, clássico do cinema italiano que se passa na mesma época que a novela. Outro filme, Barry Lyndon, de Stanley Kubrick, serviu como referência para Carlos Botelho e Nonato Estrela, responsáveis pela fotografia da novela: as cenas noturnas ganharam uma iluminação com tonalidade âmbar, valorizando a luz de velas.

– Os figurinos consumiram 3.000 metros de tecidos diversos, como linho, tafetás de seda pura e adamascados ingleses e fibras naturais, usadas nos figurinos dos escravos. O guarda-roupa de Ester foi inspirado nas roupas de Sissi, imperatriz da Áustria.

– A equipe de produção de arte adaptou várias peças adquiridas em antiquários. Uma antiga prensa foi reformada para funcionar de verdade nas cenas do personagem Bartolomeu, dono do jornal de Vila de Sant’Anna.

  – O dramaturgo Alcides Nogueira havia escrito a sinopse de Força de Um Desejo na década de 1980, mas a novela acabou não sendo produzida. Em 1999, Gilberto Braga desenvolveu a sinopse, a pedido da direção da casa. Na época, Alcides Nogueira estava colaborando com Silvio de Abreu em Torre de Babel.

– Três romances do Visconde de Taunay serviram de inspiração para a novela: A Retirada de Laguna, Inocência e A Mocidade de Trajano.

– Depois de 20 anos sem atuar em telenovelas – a última havia sido Chega Mais (1980) –, a atriz Sônia Braga voltava à teledramaturgia da TV Globo.

– A novela foi vendida para mais 15 países, entre eles Bolívia, Cabo Verde, Canadá, Espanha, Itália, Iugoslávia, Nicarágua, Rússia e Venezuela. Em Portugal, foi exibida no mesmo ano em que foi ao ar no Brasil.

– Força de Um Desejo foi a primeira novela a usar o closed caption – sistema de legendas que permite aos deficientes auditivos acompanharem o que está sendo dito no programa –, ao ser reapresentada no Vale a Pena Ver de Novo entre 26/09/2005 e 10/02/2006.

– A trilha sonora de Força de Um Desejo foi produzida por Roger Henri, com direção musical de Mariozinho Rocha. Entre suas 14 faixas, merece destaque a música da abertura: Tema para Ana – uma valsa inédita composta por Tom Jobim para sua mulher, pouco antes de morrer, em 1994 –, com arranjo do maestro Jacques Morelenbaum e execução da Orquestra Sinfônica Brasileira, com o pianista Cristóvão Bastos como solista. A trilha inclui ainda os temas Emperor Valse, op. 437 e Annen Polka, do compositor erudito Johann Strauss, executadas pela Orquestra Filarmônica de Viena. A trilha incidental trazia cantos de escravos de acordo com a cultura Bantu.

 

 

 REFERÊNCIA

 http://memoriaglobo.globo.com/Memoriaglobo/0,27723,GYN0-5273-236410,00.html

Acesso em 10/04/2011.

2 comentários em “Força de um desejo

  1. JALISSON DO NASCIMENTO
    23 de dezembro de 2012

    SERIA REALMENTE MUITO BOM SE FORÇA DE UM DESEJO PASSASSE NOVAMENTE

    • Cintia M. S. Palma
      21 de janeiro de 2013

      Jalisson

      Você pode assistir novamente a novela no youtube! Achei diversos capítulos lá.
      Abs., Cintia Palma

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: