CINEMA & EDUCAÇÃO

Dedicado a professores, alunos e amantes da 7ª Arte…

Rio – o filme

 

“Rio é um enorme presente para a cidade maravilhosa, para todos os cariocas, e para o Brasil em si. O filme é belo, singelo e divertido, tendo a vantagem de ter um dos cenários mais lindos do mundo como plano de fundo”. Lucas Vidal em Artilharia Cultural.

Concordo em gênero, número e grau com Lucas. Rio é belíssimo, comovente e engraçado. Assisti ao filme tendo a companhia de um menino sapeca de 5 anos de idade. As vezes ria da risada dele, me comovia junto com ele. Foi uma experiência única!

Rio é um presente de Carlos Saldanha ao Brasil, o Brasil Brasileiro, “… esse Brasil lindo e trigueiro. É o meu Brasil Brasileiro. Terra de samba e pandeiro Brasil!” Em Rio podemos compartilhar do cidade maravilhosa de João Gilberto em Aquarela do Brasil.

‘Bora pro cinema! Vamos levar a criançada!  Rir e se emocionar com Blue, Jade e Rafael.

Recomendo a bela crítica do filme escrita por Lucas Vidal em Artilharia Cultural.

http://www.artilhariacultural.com/2011/04/14/rio-o-filme-2011/

Abraços, Profa. Cintia M. S. Palma

 

Sinopse:

Blu (Jesse Eisenberg) é uma arara azul que nasceu no Rio de Janeiro mas, capturada na floresta, foi parar na fria Minnesota, nos Estados Unidos. Lá é criada por Linda (Leslie Mann), com quem tem um forte laço afetivo. Um dia, Túlio (Rodrigo Santoro) entra na vida de ambos. Ornitólogo, ele diz que Blu é o último macho da espécie e deseja que ele acasale com a única fêmea viva, que está no Rio de Janeiro. Linda e Blu partem para a cidade maravilhosa, onde conhecem Jade (Anne Hathaway). Só que ela é um espírito livre e detesta ficar engaiolada, batendo de frente com Blu logo que o conhece. Quando o casal é capturado por uma quadrilha de venda de aves raras, eles ficam presos por uma corrente na pata. É quando precisam unir forças para escapar do cativeiro

Curiosidades:

Foi o filme que mais arrecadou nos cinemas americanos. A bilheteria total foi de U$ 40 milhões (o equivalente a R$ 63,1 milhões).  

Nos três primeiros dias de exibição nos Estados Unidos, “Rio” arrecadou mais do que o dobro registrado pelo segundo colocado – o filme “Pânico 4”, que obteve U$ 19,3 milhões ( R$ 30,5 milhões).

 No Brasil, “Rio” esterou em 8 de abril em mais de mil salas de cinema.

 Além de ser a melhor estreia de 2011, em números, nos Estados Unidos, o filme também já garantiu U$ 100 milhões em todo o mundo.

 As informações são do jornal americano NewYork Times. Segundo o NYT, “Rio” cusotou U$ 90 milhões.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: