CINEMA & EDUCAÇÃO

Dedicado a professores, alunos e amantes da 7ª Arte…

CINEMA E SAÚDE

“A dimensão do sofrimento humano ultrapassa a racionalidade com a qual as ciências tratam a saúde e a doença. As manifestações artísticas, como o cinema, tocam a sensibilidade do aluno, provavelmente, em pontos em que nenhuma outra forma de expressão humana o faz.”

(Léa R. Archanjo e Ipojucan C. Fraiz)

 

A formação dos profissionais de saúde durante o século XX priorizou o enfoque que explica a doença como fenômeno predominantemente biológico. Isto causou um deslocamento da área de saúde para as ciências biológicas, afastando-se das humanidades. Entretanto, as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação na área de saúde apontam para a necessidade de contemplar a dimensão humanística na formação profissional. (ARCHANJO; FRAIZ, 2006, p. 47)

De acordo com Archanjo e Fraiz (2006), os recursos pedagógicos tradicionais já não dão conta da formação integral do futuro profissional de saúde sendo as manifestações artísticas, como o cinema, importante recurso para promover a articulação de conhecimentos e habilidades trabalhados no currículo de um profissional da saúde com questões relativas à condição humana. Utilizar o cinema como recurso pedagógico na área da saúde contribui para a ampliação do olhar dos estudantes “para além da doença e em direção à posição reflexiva do homem no mundo, com as suas inquietações, sofrimento e busca da felicidade”. (p.47)

 

Esperamos que este espaço seja útil a todos que desejem trabalhar com o tema e aguardamos indicações de filmes, bem como indicações de bibliografias e atividades.

 

 Grande abraço,

 Profª Cintia M. S. Palma e Profª Mariana A. Costa

 

 

REFERÊNCIA

ARCHANJO, Léa Resende; FRAIZ, Ipojucan Calixto. MEDCINE: O CINEMA COMO RECURSO HUMANÍSTICO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL. In: RUBS, Curitiba, v.2, n.2, p.43-48, abr./jun. 2006.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: