CINEMA & EDUCAÇÃO

Dedicado a professores, alunos e amantes da 7ª Arte…

Vocacional – Uma aventura humana

Profª Maria Aparecida Guedes Monção

Gênero: Documentário

Ano: 2011

País: Brasil

Duração: 80 min.

 

FICHA TÉCNICA

Diretor: Toni Venturi

Produção: Toni Venturi, Sylvia Lohn, Vitor Lopes

Roteiro: Toni Venturi

Fotografia: Flavio Murilo

Distribuidora: Independente

Estúdio: Olhar Imaginário

SINOPSE

Idealizadora de um modelo progressista e pioneiro na educação pública brasileira, os Ginásios Vocacionais, instalados na década de 60, a educadora Maria Nilde Mascellani procurava a formação multidisciplinar de alunos que fossem, também, sujeitos de sua história. O documentário relembra, por meio dos alunos e professora, este momento da educação brasileira. Entre os alunos, Toni Venturi, o diretor do filme.

.

PRÊMIOS

– Compete pelo prêmio de Melhor Filme no É Tudo Verdade 2011.

CURIOSIDADES

– Os Ginásios Vocacionais criados no Estado de São Paulo na década de 1960, sob a coordenação da Profª Maria Nilde Mascellani, foram uma das experiências mais fecundas e inovadoras de educação pública no Brasil.

 

– Os Vocacionais surgem em meio à busca da caracterização do homem brasileiro, que se dava também no Teatro de Arena, Teatro Oficina e no Cinema Novo. Nos ginásios aplicava-se a máxima: “a todos os homens deve ser dada a oportunidade de descobrir-se e ao mundo”.

 

– Seus ex-alunos e ex-professores sentem-se profundamente marcados por esta vivência. Mesmo 35 anos após o fechamento das escolas pelo governo militar, ergueu-se a Associação dos ex-alunos, ex-professores e amigos do Ginásio Vocacional, o Gvive.

 

– Hoje pouco se sabe que técnicas presentes em modernos projetos pedagógicos, como “estudo do meio” e “planejamento integrado” são fruto deste inspirado projeto.

.

Sobre o diretor Toni Venturi:

– Paulistano, viveu no Canadá de 1976 a 1984 onde se formou em cinema na RYERSON UNIVERSITY, Toronto. Seu filme-TCC, Under the table, um documentário curta-metragem sobre os imigrantes ilegais latino-americanos foi premiado no Canadian Student Film Festival.

 

– De volta ao Brasil, passada a crise do governo Collor, Venturi funda a OLHAR IMAGINÁRIO e em 1997 parte para o primeiro longa-metragem, o documentário O Velho, A História de Luiz Carlos Prestes.

 

– Em 2001 produziu e dirigiu seu primeiro filme de ficção, Latitude Zero, que recebeu 15 prêmios nacionais e internacionais. Em 2005 lança Cabra-Cega, que arrematou 25 prêmios em festivais de cinema no Brasil. Em 2006 o cineasta volta ao documentário com a co-produção franco-brasileira Dia de Festa. Em 2009 prepara-se para lançar seu quinto longa-metragem, o documentário Rita Cadillac, a Lady do Povo.

Um comentário em “Vocacional – Uma aventura humana

  1. Flavia
    9 de novembro de 2014

    Olá, gostaria de comprar o documentário Vocacional. Como faço para adquirí-lo?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: