CINEMA & EDUCAÇÃO

Dedicado a professores, alunos e amantes da 7ª Arte…

À procura da felicidade

Profª Ms. Cintia M. S. Palma

(The Pursuit of Happyness)

Gênero: Drama

Duração: 117 min

Lançamento: 2006

País: EUA

 

FICHA TÉCNICA

Direção: Gabriele Muccino

Roteiro: Steve Conrad

Produção: Todd Black, Jason Blumenthal, James Lassiter, Will Smith, Steve Tisch e Teddy Zee

Fotografia: Phedon Papamichael

Música: Andrea Guerra

Edição: Hughes Winborne

Figurino: Sharen Davis

Estúdio: Columbia Pictures Corporation / Relativity Media / Escape Artists / Overbrook Entertainment

Distribuidora: Sony Pictures Entertainment / Columbia Pictures

   

ELENCO

Will Smith (Chris Gardner)

Jaden Smith (Christopher)

Thandie Newton (Linda)

Brian Howe (Jay Twistle)

James Karen (Martin Frohm)

Dan Castellaneta (Alan Frakesh)

Kurt Fuller (Walter Ribbon)

Takayo Fischer (Sra. Chu)

Domenic Bove (Tim Ribbons)

Scott Klace (Tim Brophy)



SINOPSE

Chris Gardner (Will Smith) é um pai de família que enfrenta sérios problemas financeiros. Apesar de todas as tentativas em manter a família unida, Linda (Thandie Newton), sua esposa, decide partir. Chris agora é pai solteiro e precisa cuidar de Christopher (Jaden Smith), seu filho de apenas 5 anos. Ele tenta usar sua habilidade como vendedor para conseguir um emprego melhor, que lhe dê um salário mais digno. Ele consegue uma vaga de estagiário numa importante corretora de ações, mas não recebe remuneração pelos serviços prestados, porém, persiste, pois acredita que poderá ser futuramente contratado. No entanto, seus problemas financeiros não podem esperar que isto aconteça, e pai e filho acabam despejados, passando a dormir em abrigos, estações de trem, banheiros e onde quer que consigam um refúgio à noite, mantendo a chama da esperança acesa e acreditando, assim, que dias melhores estão por vir.

    

TEMA

Comprometimento; Esperança;

         

PREMIAÇÕES

 Oscar 2007

Indicação

Melhor Ator – Will Smith

Globo de Ouro 2007

Indicações

Melhor Ator – Drama – Will Smith

Melhor Canção Original – “A Father’s Way”

MTV Movie Awards

Ganhou

Melhor Revelação – Jaden Smith

Indicação

Melhor Performance – Will Smith

CURIOSIDADES

– O título original contém a grafia incorreta da palavra happiness, substituindo a letra I por Y; este erro foi intencional, sendo uma referência a uma cena importante do filme.

– Jaden Smith, que faz o papel de Christopher, é filho de Will Smith na vida real, com a atriz Jada Pinkett Smith.

– O diretor italiano Gabriele Muccino foi indicação de Will Smith, que havia assistido O último beijo (2001) e Ricordati di me (2003) a havia gostado muito.

– Este é o 1º de 2 filmes em que o diretor Gabriele Muccino e o ator Will Smith trabalham juntos. O posterior foi Sete Vidas (2008);

– Foram contratados como extras para as filmagens pessoas que realmente moravam nas ruas;

– O verdadeiro Chris Gardner e seu filho são vistos em uma pequena ponta no fim do filme, cruzando o caminho de Will Smith e Jaden Smith.


Anúncios

14 comentários em “À procura da felicidade

  1. Aline Aparecida
    20 de setembro de 2011

    Filme muito bom!!! Adorei quando assisti pois Chris Gardner ensina a ser perseverante, acreditar onde se quer chegar e jamais desanimar.
    A mensagem que passa é linda, pois diante de tantas dificuldades da vida, Chris consegue superar, sempre levando seu filho para onde fosse, ensinando-o como alcançar suas metas.
    Aline Aparecida

  2. Janilson Jose de Gois
    30 de setembro de 2011

    O filme mostra a luta de um pai para sustentar seu filho, mesmo com todas as dificudades financeiras, o abandono de sua mulher, tendo que criar o filho sozinho. Mas não é por isso que o impede de correr atrás do seu sonho e manter um grande carinho com seu filho, assim o pai vai passando os grandes valores da vida, e suas valiosas lições, o filho depositando toda confiança no pai, mesmo tendo que passar por noites em banheiro de estação de metro, ate abrigos. Inúmeros obstáculos aparecem, mas a força de vontade de Gardner é muito maior.
    Janilson Jose de Gois

  3. Vivian Carminati
    30 de setembro de 2011

    Maravilhoso!
    Este filme nada mais é que uma lição de vida, para as pessoas que desistem fácil das coisas, temos que persistir por aquilo que queremos e acreditamos. O filme fala de um pai que tem que cuidar de seu filho de 5 anos sozinho, pois a mãe decide ir embora com as dificuldades que eles passam, ela não aguenta e decide partir. A partir daí ele começa a cuidar dele só, e com as dificuldades que passam, são despejados tendo que morar na rua, o dia que eles não conseguem abrigo, vão dormir num banheiro.
    Nessa hora que percebemos que independente das dificuldades, pai que é pai sempre carrega seu filho, mostrando como é a vida.
    Depois de todo aquele caminho percorrido, e obstáculos alcançados ele consegue chegar ao seu objetivo, ter sucesso na sua vida profissional.

    Adoro esse filme, me emociona sempre!

    Vivian Carminati

  4. Viviane Carla
    30 de setembro de 2011

    Olá Prof Cintia!
    Adorei o filme “A Procura da Felicidade”, pois ele se identifica na vida de muitas pessoas que estão passando por grandes dificuldades financeiras e amorosas. E mostra que devemos procurar ser felizes e buscarmos o melhor para nossas vidas mesmo não tendo o apoio das pessoas que amamos.

  5. Bruna Pereira Lima
    2 de outubro de 2011

    O filme “A Procura da Felicidade” é surpreende, pois mostra que as dificuldades, sejam elas financeiras ou não, podem ser superadas, basta você ter objetivos. E é exatamente isso que o ator Will Smith demonstra nas cenas do filme, mesmo não conseguindo manter a família unida, o amor incondicional pelo seu filho fez com esse se sujeitasse a diversas situações para criá-lo, como, por exemplo, dormir em abrigos, estações de trem, enfim, foi obrigado a viver essa “fase” angustiante para acreditar que a vida iria lhe retribuir com a vitória e com o sucesso.
    Achei a história emocionante, porque Chris Gardner soube vencer os obstáculos e educar seu filho independente de qualquer coisa. Esse filme é uma verdadeira lição de vida, pois nos deixa claro que, se quisermos chegar a algum lugar, ou conseguir algo, precisamos ao nos deparar com as barreiras, transpo-las, vencer, somente assim saberemos encontrar o valor das coisas.
    Bruna Pereira Lima

  6. Mayara Capelari
    2 de outubro de 2011

    Tive como aprendizado na minha vida profissional e pessoal o conceito desse filme, devido a tanta força de vontade e persistência que é mostrado nele e que isso pode fazer toda a diferença em nossas vidas. Essas duas atitudes, quando são tomadas, fazem com que a gente enxergue o mundo de uma forma mais esperançosa, fazendo com que a motivação seja o principal sentimento.
    Mayara Capelari

  7. Juliana Magalhaes
    3 de outubro de 2011

    Esse filme é uma lição de vida, ele nos ensina a acreditar e não desistir. Que é preciso ter força e perseverança. Uma das lições de vida que ele nos da é não deixar ninguém, nem mesmo pessoas que mais amamos, nos limitar, nos impedir de seguir os nossos sonhos……

    Juliana Alves de Sousa Magalhães

    • Cintia M. S. Palma
      21 de outubro de 2011

      Juliana
      Quem me indicou esse filme foi o Prof. Paulo, da UMC. Realmente, é impossível ser a mesma pessoa depois de uma lição de vida como essa!
      Bjos

  8. Daiana Costa
    9 de dezembro de 2011

    Olá professora Cintia!
    Este sim é um filme extremamente motivante,nos dá uma injeção de perseverança!E nos faz pensar que os obstáculos da vida são apenas detalhes a serem superados para aqueles que encontram esperança mesmo na pior das situações!
    Adorei o blog! PARABÉNS UMA ÓTIMA INICIATIVA!

    Daiana Costa (Engenharia Civil)
    Bjos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: