CINEMA & EDUCAÇÃO

Dedicado a professores, alunos e amantes da 7ª Arte…

O NOME DA ROSA

Profa. Mariana A. Costa


(Der Name der Rose)

Gênero: Aventura/Suspense

Duração: 130 minutos

Lançamento: 1986

País: Alemanha/França/Itália.

Classificação etária: 16 anos.

FICHA TÉCNICA

Direção: Jean Jacques Annaud

Roteiro: Andrew Birkin, Gérard Brach, Howard Franklin e Alain Godard, baseado em livro de Humberto Eco

Produção: Bernd Eichinger

Fotografia: Ronino Delli Colli

Música: James Horner

Edição: Jane Seitz

ELENCO

Sean Connery – William de Baskerville

Christian Slater – Adso de Melk

Michael Lonsdale – O abade

F. Murray Abraham – Bernardo Gui

Feodor Chaliapin, Jr.- Jorge de Burgos

Valentina Vargas – A garota

Ron Perlman – Salvatore

SINOPSE

Durante a Baixa idade Média, começam a ocorrer mortes estranhas  num mosteiro beneditino,  onde as vítimas aparecem sempre com os dedos e a língua roxos. A chegada de um monge franciscano,  incumbido de investigar os casos, irá mostrar o verdadeiro motivo dos crimes, resultando na instalação do tribunal da santa inquisição.

TEMA

Idade Média; Inquisição; Mosteiros medievais; Imaginário medieval.

CURIOSIDADES

– O filme é baseado na obra de Umberto Eco, professor de Semiótica na Escola Superior de ciências humanas na Universidade de Bolonha.

– Para a reconstituição do mosteiro, o diretor Jean-Jacques Annaud consultou um dos mais respeitados medievalistas do mundo, o historiador francês Jacques Le Goff.

– O orçamento de O Nome da Rosa foi de US$ 20 milhões, sendo que em todo o planeta o filme obteve uma bilheteria equivalente a US$ 77 milhões.

ATIVIDADES SUGERIDAS

1) Debata com os alunos os principais pontos levantados e a seguir peça para que elaborem uma produção textual respondendo as questões:

– Você assimilou/aprendeu alguma coisa com este filme? O que?

– Algum elemento do filme não foi compreendido?

– Do que você mais gostou neste filme? Por quê?

– Selecione uma seqüência protagonizada por um dos personagens do filme, analise e explique qual a sua motivação dramática. O que sua motivação tem a ver com o tema do filme?

– Descreva o uso da cor no filme. Ela enfatiza as emoções que os realizadores tentaram evocar? Como você usaria a cor no filme em questão?

– Analise o uso da música no filme. Ela conseguiu criar um clima correto para a história? Como você usaria a música neste filme?

– Todos os eventos retratados no filme são verdadeiros? Descreva as cenas que você achou especialmente bem coerentes e fiéis à realidade. Quais seqüências que parecem menos realistas? Por quê

– Como a montagem do filme interfere na história contada pelo filme?

2) Quais as ordens religiosas que aparecem no filme? Peça para que pesquisem sobre elas e depois as compare com os personagens do filme e suas falas.

3) O filme mostra o Scriptorium, onde os monges copistas se reuniam para copiar textos importantes sobre religião e ciência. Peça para os alunos uma pesquisa sobre o assunto.

4) Quais as heresias citadas no filme? Como o filme apresenta os inquisidores? Como estão vestidos?

5) Como é a relação dos camponeses com o mosteiro? Faça uma comparação com a situação dos camponeses atuais.

6) Peça para que observem atentamente a Figura 1 (planta da abadia de Cluny) e em seguida, leia o texto 1, do historiador francês Georges Duby para responder as questões.

– figura 1 (planta da abadia de Cluny)

– texto 1

[…] tal organização pretende refletir as estritas hierarquias da corte celeste. No centro está o lugar de Deus, o santuário; à sua direita, […] o do abade, isolado; chefe da família, ele é guindado, só, a um plano superior; à esquerda do Todo Poderoso, no terceiro escalão, está situado o corpo da parentela, os filhos, todos irmãos, todos iguais, os monges, homólogos dos anjos […]; no ponto mais distante da porta, essa fissura aberta para o mundo corrompido, estão isolados os inválidos e os jovens noviços em período de formação, crianças, velhos, os mortos também – o cemitério fica neste local;

[…] nessa mesma direita se encontram os lugares destinados às funções espirituais, a escola, a oficina de escrita, enquanto que o material, o que sustenta o corpo, é relegado à esquerda de Deus. (DUBY, 1990, p. 55)

– Complete o quadro em seu caderno:

– Relacione o que descobriu com o texto e com a planta da Abadia de Cluny (Figura 1). Qual a relação da conformação do espaço da Abadia de Cluny com a posição das pessoas na sociedade medieval? Justifique.

……………………………..

REFERÊNCIAS

DUBY, Georges. (org.) História da Vida Privada, 2: da Europa Feudal à Renascença. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2003.

4 comentários em “O NOME DA ROSA

  1. JANAINA GUIMARAES
    17 de janeiro de 2011

    Olá,

    Adorei o blog.

    Janaina Guimarães

  2. Fernanda Pinheiro
    3 de abril de 2011

    Olá!!! Fiquei apaixonada pelo blog!
    Parabéns!

  3. Aline De Cruz Motta
    28 de setembro de 2011

    ADOREI!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: