CINEMA & EDUCAÇÃO

Dedicado a professores, alunos e amantes da 7ª Arte…

Idade Média

“[…] os compêndios de História começam e acabam, mas outro tanto não acontece com os fenômenos que nele são registrados.”

(R. G. Collingwood)

A IDADE MÉDIA, de acordo com a periodização clássica da História, tem início no século V e vai até o século XV e é marcada, sobretudo, pela hegemonia da Igreja Católica e pela descentralização do poder nas mãos dos senhores feudais.

O “marco” da passagem da Idade Antiga para a Idade Média é o ano de 476, com a “Queda do Império Romano do Ocidente”. Em 29 de maio de 1453, Constantinopla é capturada pelos Turcos Otomanos e esse fato marca a “Queda do Império Romano do Oriente”. Acaba aqui a chamada Idade Média (a “Idade das Trevas”, como foi chamada pelos homens do Renascimento) e inicia-se a Idade Moderna.

Essas datas são úteis do ponto de vista didático, mas, também são eurocêntricas ao extremo. Para se trabalhar com essa periodização, o professor deve problematizar os “marcos históricos” junto aos alunos e aproveitar para debater sobre o assunto: por que a passagem da Idade Média para a moderna começa com a “Queda do Império Bizantino” em 1453 e não com a “conquista da América” em 1492?

Neste espaço vamos selecionar filmes que abordem o período entre 476 e 1453.

Esperamos que gostem das indicações e aguardamos sugestões!

abraços,

Profa. Mariana A. Costa e Profa. Cintia M. S. Palma

ALGUNS TEMAS DA HISTÓRIA MEDIEVAL: Migrações Bárbaras; Feudalismo; Expansão Islâmica; Cavalaria; Peste negra; Mosteiros; Catedrais; Igreja Católica;Escolástica; Império Bizantino;Cruzadas; Universidades Medievais;

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: