CINEMA & EDUCAÇÃO

Dedicado a professores, alunos e amantes da 7ª Arte…

TEMPOS MODERNOS

Profa. Ms. Cintia M. S. Palma 

 

Gênero: Comédia

Duração: 87 minutos

Lançamento: 1936

País: Estados Unidos

Classificação etária: Livre

 

FICHA TÉCNICA

Direção: Charles Chaplin

Roteiro: Charles Chaplin

Produção: Charles Chaplin

Fotografia: Ira H. Morgan e Roland Totheroh

Música: Charles Chaplin

 

ELENCO

Charlie Chaplin – trabalhador da fábrica / The Tramp

Paulette Goddard – gamine / Ellen Peterson

Henry Bergman – proprietário do café

Al Ernest Garcia – presidente da Electro Steel Corp.

 

 

SINOPSE

Ambientado nos Estados Unidos dos anos 30, imediatamente após a grande crise de 1929, O filme focaliza a vida do homem na sociedade industrial caracterizada pela produção com base no sistema de linha de montagem e especialização do trabalho.

 

TEMA

Industrialização;

 

CURIOSIDADES

 – Supostamente Tempos Modernos seria o primeiro filme de Charles Chaplin que utilizasse inteiramente um sistema de som. Entretanto, no filme apenas pode-se ouvir ruídos quando vozes são ditas por avisos de máquinas. Esta mudança foi feita pelo próprio Chaplin para tornar o som um símbolo da tecnologia e da desumanização no filme.

 – Em Tempos Modernos ocorre a última aparição de Charles Chaplin como vagabundo (The Tramp).

 – Todas as canções de Tempos Modernos foram compostas pelo próprio Charles Chaplin.

 

Problematizações*:

a) Qual a crítica ao processo de organização do trabalho apresentado no filme?

b) Quais as influências do processo de organização do trabalho na vida do trabalhador com o advento do capitalismo?

c) O filme contempla uma visão muito futurista para a realidade da época. É possível traçar uma relação com nossa atualidade?  

 
d) Qual a leitura que podemos fazer das cenas em que aparecem trabalhadores saindo do metrô e logo em seguida aparecem ovelhas saindo do curral?

e) Relacione o conceito alienação de Marx de com a cena onde Chaplin fica com tiques de tanto apertar e apertar parafusos?

f) Qual a analogia que podemos fazer entre a cena que Chaplin entra dentro das engrenagens após seu surto de tanto apertar parafusos e os conceitos marxistas de reificação e coisificação?  

g) De que maneira Chaplin critica o sistema capitalista na cena em que um “cientista” constrói uma máquina para alimentar o trabalhador enquanto ele continua trabalhando a fim de poupar sua energia? É possível relacionar esta cena com o conceito de força de trabalho de Marx?

h) Hoje vivemos em tempos de “Big Brother”, porém, muito não sabem a origem desse nome. Pesquise a obra “1984” de George Orwel e estabeleça uma relação entre a cena em que o dono da fábrica controla o ritmo da produção e a ida dos funcionários ao banheiro, a partir de uma tela que capta e transmite imagens.   
 
 i) O dono da fábrica aumenta o ritmo de produção reiteradamente, causando um surto em Chaplin. Relacione essa cena com o conceito de mais-valia.  

 * As problematizações foram realizadas com auxilio de Rafael Vincent Perito e Anderson Henrique dos Santos, alunos do curso de Marketing da Universidade de Mogi das Cruzes.

16 comentários em “TEMPOS MODERNOS

  1. Josias Wesley
    7 de julho de 2011

    Olá amigas, o site é muito legal, sempre procuro filmes novos, bem bacana. Mas (olha o abuso, rsrs) não teriam como colocar os filmes pra download também? É muito difícel achar filmes como o “Tempos Modernos” pra baixarmos.
    Grato.

  2. Rafael Domingos Garcia
    24 de setembro de 2011

    O filme trata, apesar de antigo, bem a realidade dos dias de hoje. O principal é a alienação dos processos industriais, onde o individuo é obrigado a executar trabalhos repetitivos, que não precisam de especialização e nem que ele raciocine para desempenhar a sua função. Isso nos refletir que precisamos nos especializar sempre, pois o que o mercado quer de nós é justamente essa exploração da mão de obra barata!
    Rafael Domingos Garcia

  3. Reginaldo Rodolfo Vilela de Moraes
    24 de setembro de 2011

    Olá Professora Cintia Palma, gostei da indicação do filme ”Tempos Modernos”, com o ator e diretor Charles Chaplin.
    Nesse filme ele quis mostrar a realidade nos anos 30 depois da crise que atingiu toda sociedade norte-americana, levando a população ao desemprego em massa ou parte dela.
    ”Tempos Modernos” nos leva a ver as classes menos desfavorecidadas (pobres e miseráveis), que tinham que roubar para sobreviver numa sociedade injusta e cruel, onde o emprego era escasso e havia poucas vaga de emprego para centenas de pessoas. A mão-de-obra barata era pouco valorizada.
    Será que esse filme foi produzido com o pensamento nessa época mesmo professora?

    Reginaldo Rodolfo Vilela de Moraes

  4. Thiago dos Santos Ribeiro
    29 de setembro de 2011

    Um filme muito interessante, mesmo sendo um pouco antigo, mostra que não mudou muitas coisas nos “tempos modernos” de hoje…Ainda vivemos alienados no trabalho, que é ao mesmo tempo: criação e tédio, miséria e fortuna, felicidade e tragédia, realização e tortura dos homens…Acaba mostrando que descansamos do trabalho com trabalho, vivemos uma alienação constante.

    Thiago dos Santos Ribeiro

    • Cintia M. S. Palma
      21 de outubro de 2011

      Thiago
      Belíssimo comentário!!!
      …criação e tédio, miséria e fortuna, felicidade e tragédia, realização e tortura dos homens…
      …descansamos do trabalho com trabalho
      … vivemos uma alienação constante
      Vai pro meu face!
      Bjos!

  5. Julyana Martins
    29 de setembro de 2011

    Boa Tarde Profª Cintia!
    Lembro de ter assistido este filme na 1a. série do ensino médio. Ao mesmo tempo que adorei, por ser tão divertido, me assustei devido a exploração para com os funcionários. Chega a ser cômico. O mais engraçado, pra não dizer outra coisa, é quando a elite da indústria tenta adquirir uma máquina que dê comida na boca dos funcionários só pra eles não pararem no serviço.
    O ser humano virou robô e no filme mostra que ficou incapaz de evoluir, porque a empresa, o capital, tem mais valor que o trabalhador. Hoje em dia, infelizmente não é tão diferente.

    Julyana Martins

  6. Wagner Alexandre Silvino.
    30 de setembro de 2011

    Professora Cintia, bom dia.
    Meu nome é Wagner Alexandre Silvino e sou aluno da UMC.

    Esse filme nos mostra como os empresários se preocupavam apenas com a produtividade e lucro, sem se importarem com o bem estar dos funcionários, fato este que continua até hoje.
    Os funcionários eram tratados como máquinas. Isso nos mostra como as atividades repetitivas e entediantes e a falta de perspectiva de ascenção em uma empresa torna os operários cada vez mais alienados com o trabalho, realizando as tarefas de forma mecânica, apenas apertando botôes ou parafusos, sem se importar ou pensar no que estão fazendo.

  7. Leandro Carminati
    30 de setembro de 2011

    Esse filme é muito bom pra quem quer conhecer o surgimento das máquinas. Fala da implantação das máquinas e de como os operários eram atados, eles eram vistos iguais a uma peça da máquina, um complemento, um parafuso! Compara tbm os trabalhados saindo da fábrica, como se fossem um rebanho de ovelhas, pois eles viam que ambos precisavam de uma pessoa para guiá-los.
    Mostra tbm o surgimento e desenvolvimento das indústrias. O filme, apesar de antigo, faz-nos refletir como vivemos esta situação ainda nos tempos de hoje!
    “Tempos modernos”, eu recomendo.
    Leandro Carminati

  8. LEONARDO DOS SANTOS BARBOSA
    30 de setembro de 2011

    O filme demonstra a transformação causada nas empresas a partir da Revolução Industrial, a mudança de conceitos e o desprezo pelos empregados. O filme retrata a história de um operário em seu dia a dia dentro de uma fábrica, realizando trabalhos repetitivos o que aflige sua saúde, causando stress, o deixando confuso e estafado.
    Esses fatos desenvolvem uma série de fatores decorrentes do que foi acumulado na fábrica, o que é abordado durante todo o filme.
    O objetivo principal do fime é explicar as mudanças causadas e o que podem ocorrer com o desenvolvimento da indústria.

    Leonardo dos Santos Barbosa

  9. Camila D. M. Costa
    5 de outubro de 2011

    Este filme relata como as pessoas eram e são tratadas hoje em dia. Antigamente tinha mais pessoas empregadas,hoje em dia quem mais trabalha são as máquinas.
    As empresas preferem as máquinas porque elas trabalham mais e não dão tantos gastos,não ficam doentes.
    São os tempos modernos de hoje em dia… A tecnológia está tão avançada que daqui algum tempo as empresas vão ter muito mais máquinas do que funcionários.
    As empresas só querem saber de ganhar e ganhar em cima dos funcionários,se as empresas se importassem mais com a vida social de seus funcionários teríamos um ambiente de trabalho e uma sociedade melhor.
    Essa é a crítica que Chaplin faz no filme.

    Camila D. Machado Costa

    • Cintia M. S. Palma
      21 de outubro de 2011

      Camila, adoro esse filme! Chaplin, de maneira emblemática, faz uma crítica feroz ao sistema capitalista.
      Bjos

  10. aline
    4 de março de 2012

    O filme traz uma realidade que as vezes ainda hoje é vista na nossa sociedade,o descumprimento de empresários com a qualidade de vida de seus funcionários dentro do âmbito de trabalho .

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: