CINEMA & EDUCAÇÃO

Dedicado a professores, alunos e amantes da 7ª Arte…

DIÁRIOS DE MOTOCICLETA

DIÁRIOS DE MOTOCICLETA (The Motorcycle Diaries)

 

Gênero: Drama

Duração: 128 minutos

Lançamento: 2004

País: Estados Unidos

Classificação etária: 12 anos

 

FICHA TÉCNICA

Direção: Walter Sales

Roteiro: José Rivera

Produção: Michael Nozik, Edgard Tenenbaum e Karen Tenkhoff

Fotografia: Eric Gautier

Edição: Daniel Rezende

 

ELENCO

Gael García Bernal – Che Guevara jovem

Rodrigo de la Serna – Alberto Granado


SINOPSE

Em 1952, ainda estudante de medicina, Ernesto Che Guevara parte, acompanhado de seu amigo Alberto Granado, para uma viagem pela América Latina. A viagem é realizada em uma moto, “La Poderosa”, que acaba quebrando após oito meses. Os dois amigos passam então a fazer a viagem através de caronas e caminhadas, conhecendo um continente desigual e injusto, mas de uma riqueza cultural impressionante.

 

TEMA

História da América Espanhola; Che Guevara;

 

CURIOSIDADES

O filme teve locações na Argentina, no Chile e no Peru. Em algumas partes dos Andes, algumas cenas foram rodadas de forma documental, registrando passeio e conversas dos atores com a população dos vilarejos, o que chama a atenção para o fato de que apesar de se tratar de um filme de época (1952), essas cenas não destoam do todo, revelando a estagnação de algumas partes do continente.

Al Otro Lado del Rio, a canção-tema do filme, foi composta e gravada pelo uruguaio Jorge Drexler e foi a primeira música cantada em espanhol a ser indicada ao Oscar, prêmio que acabou vencendo.

 

 

ATIVIDADES SUGERIDAS

Por Mariana A. Costa


1 – Sondagem:

O filme trata de uma personagem histórica, cuja imagem é mundialmente conhecida: a fotografia El Guerrillero Heroico, de Alberto Korda, estampa a imagem de Che Guevara nos mais diversos materiais, principalmente em camisetas.

 

 

1.1 – Peça para os alunos observarem a imagem e faça uma sondagem se eles realmente já a viram, se sabem quem ele foi, se aparece a questão do herói e se conhecem as razões de ser uma representação de herói.

 

2 – Dividir em grupos de 4 ou 5 alunos e observar e anotar os itens a seguir:

2.1 – Personagens (anotar os elementos utilizados pelo diretor para compor cada personagem: a fala, os gestos, os gostos, a vestimenta etc.; estabelecer semelhanças e diferenças entre Guevara e Granado)

2.2 – Paisagens (descrever os elementos naturais, as atividades econômicas, as relações de trabalho, os conflitos políticos, econômicos e culturais; descrever a interação das personagens com esses lugares.)

 

3 – Peça aos alunos para que, em grupos, descrevam:

a) as personagens ligadas às classes dominantes e às classes populares;

b) as condições de vida e de trabalho;

c) o problema da terra;

d) possíveis formas de resistência e de dominação.

 

4 – Peça para os alunos para que identifiquem e diferenciem os elementos que o diretor utilizou para diferenciar a sociedade inca da sociedade espanhola (indígenas e europeus) e que relacionem a dominação espanhola, o problema da terra e dos indígenas.

 

5 – Por fim, peça para que os alunos, em grupos, produzam um texto conclusivo sobre suas principais impressões sobre o filme e sobre as discussões feitas em sala de aula.

 

Referências

SÃO PAULO (ESTADO) SECRETARIA DA EDUCAÇÃO. Caderno de cinema do professor: Um. São Paulo: FDE, 2009. (Pp. 54-58)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: