CINEMA & EDUCAÇÃO

Dedicado a professores, alunos e amantes da 7ª Arte…

O projeto

 

“tal como a palavra escrita, a imagem precisa ser decifrada e compreendida, para dela melhor se retirar toda mensagem, para melhor usufruirmos seu prazer […] E, por tanto, urgente exercitar os professores, como também os jovens, nossos estudantes, no seu manuseio.”

(Inês A. C. Teixeira e José S. M. Lopes – A escola vai ao cinema)

 

 

Quanto mais conhecemos a história do cinema, mais nos fascinamos. Sua linguagem, há mais de cem anos oferece inúmeras possibilidades de filmes, estilos, temas e estéticas. No entanto, apesar de o cinema ter um grande potencial didático a ser explorado, este não vem sendo usado de forma analítica nas salas de aula brasileiras. O cinema, nas escolas do Brasil, muitas vezes não é entendido como fonte de conhecimento, como documento capaz de suscitar questionamentos e reflexões, sendo considerado apenas como recurso de ilustração, como atividade de entretenimento.

Para além da ilustração, de acordo com Marcos Napolitano (2009), o trabalho com o cinema em situações escolares pode suscitar algumas abordagens básicas: pode ser um “texto” gerador de debates, articulados a temas previamente escolhidos pelo professor, ou “pode ser visto como um documento em si”, analisado e discutido como “um produto cultural e estético que veicula valores, conceitos, atitudes e representações sobre a sociedade, a ciência, a política e a história”.

 

Este tema vem nos chamando a atenção desde 2008, quando, na Universidade de Mogi das Cruzes, participamos do projeto Cinema em Foco¹ e percebemos a importância da utilização do filme, não só como um instrumento que amplia o universo cultural do aluno, mas como recurso que instiga o aluno-espectador a fazer uma leitura mais crítica do mundo. Assim, entre 2009 e 2010, sob a orientação da Professora Ms. Cíntia Mara de Souza Palma, realizamos uma pesquisa de Iniciação Científica intitulada O Cinema na sala de aula: avanços e retrocessos, onde nos propusemos a fazer um levantamento da produção bibliográfica sobre o tema.

A partir dos resultados obtidos em nossa pesquisa propusemos o projeto educativo “CINEMA EM FOCO vai à escola”, utilizando como referencial as prescrições de Marcos Napolitano e Rosália Duarte. Elaborado com o intuito de contribuir com a implementação prática do uso do cinema na sala de aula, assim como com o ensino de História, o projeto aspira sensibilizar e capacitar professores de escolas públicas estaduais de São Paulo e estudantes do curso de História da UMC. Previsto para ser realizado neste semestre 1º semestre de 2011 na Universidade de Mogi das Cruzes – Campus Lapa, o projeto “CINEMA EM FOCO vai à escola” envolve estudantes do curso de História da UMC, professores da rede pública e privada e alunos do 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas e privadas de São Paulo.

Durante a elaboração do projeto, em nossos encontros com nossa orientadora, Profa. Cíntia, surgiram as primeiras ideias no sentido da construção de um blog destinado a professores que estivessem interessados no uso do cinema na sala de aula como ferramenta pedagógica capaz de suscitar questionamentos e reflexões, e desde o período, temos produzido materiais para uso do professor, como fichas técnicas de filmes, sugestões de atividades, sugestões de leituras etc.

Entre os dias 9 e 10 de setembro de 2010, apresentamos o trabalho no XIII Congresso de Iniciação científica da Universidade de Mogi das Cruzes e fomos agraciados com o prêmio de Melhor Trabalho da Sessão E, o que nos incentivou ainda mais a realizar o blog CINEMA, HISTÓRIA E EDUCAÇÃO.

 

 

Esperamos contribuir assim com o uso do cinema nas salas de aulas brasileiras e aguardamos indicações de filmes, assim como sugestões de atividades.

 

Profª. Mariana Andrade da Costa.


 

O Cinema em Foco¹ é um projeto realizado desde 2006 na Universidade de Mogi das Cruzes – Campus Lapa, sob a coordenação da profª. Cintia M. S. Palma, com o objetivo de exibir filmes, seguidos por um debate, com o intuito de provocar a reflexão sobre problemas da sociedade e seus diferentes espaços e tempos.

(ver mais sobre o assunto em: http://cinemaemfocoumc.wordpress.com/)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: