CINEMA & EDUCAÇÃO

Dedicado a professores, alunos e amantes da 7ª Arte…

CINEMA E DIREITO

“O cinema possibilita o contar histórias diferentes

por mais que o tema seja o mesmo:

flagrar o movimento do homem rumo à redenção.

Há sempre uma alegoria por trás da história.”

(Rob Cohen)

 

Caros professores e amigos, segue uma lista de filmes com tematica no mundo jurídico. Espero que possa  auxiliar a todos.

Abraços Profa. Ms. Cintia M. S. Palma

1. A busca pela justiça. EUA, 2006. Dir.: Terry Green.

clip_image002

Elenco: Timothy Hutton, David Strathairn, Leelee sobieski, Anthony Mackie.

Sinopse: Em 1931 nove jovens negros, com idade entre 12 e 20 anos, foram retirados de um trem e presos, acusados de terem estuprado duas mulheres brancas. Após um rápido julgamento, eles foram condenados à cadeira elétrica. A notícia gerou grande polêmica, o que fez com que a Corte Suprema dos Estados Unidos resolvesse fazer um novo julgamento. É quando Samuel Leibowitz (Timothy Hutton), um advogado nova-iorquino com uma impressionante sequência de vitórias nos tribunais, decide defender os acusados.

TEMA

Racismo; acusação de estupro;

 

2. Acima de Qualquer Suspeita. EUA, 2009, Dir.: Peter Hyams.

clip_image004

Elenco: Michael Douglas, Orlando Jones.

Sinopse: C.J. Nichols (Jesse Metcalfe) é um jornalista investigativo disposto a denunciar o famoso promotor Mark Hunter (Michael Douglas), franco candidato a governador, por manipular provas em seus processos. Para isso, decide expor os perigos da evidência circunstancial, que pode levar um inocente a ser condenado, vai preso por um assassinato que não cometeu, mas seu plano começa a dar errado e a sua prisão pode ser definitiva.

TEMA

Homicídio; Direito Penal.

 

3. Acima de Qualquer Suspeita. EUA, 1990, Dir.: Alan J. Pakula.

clip_image006

Elenco: Harrison Ford, Raul Julia.

Sinopse: Rusty Sabich (Harrison Ford) é um promotor que, ao chegar no trabalho pela manhã, descobre que sua colega Carolyn Polhemus (Greta Scacchi) foi brutalmente assassinada. Obrigado a lidar com as investigações pelo chefe Raymond (Brian Dennehy), que está em plena campanha de reeleição, Rusty tenta apagar os indícios de seu caso com Carolyn encontrando um suspeito. Porém Rusty entra em colisão com Tommy Molto (Joe Grifasi), que também está em campanha pela chefia da promotoria e garante que Rusty esteve no apartamento de Carolyn no dia de seu assassinato e que tem suas impressões digitais em um copo. Com isso Rusty é preso e desprezado por Raymond, que lhe nega apoio. Decidido a provar sua inocência, ele contrata um advogado (Raul Julia) e passa a contar apenas com a ajuda do detetive Lipranzer (John Spencer), seu velho colega de trabalho, e em Barbara (Bonnie Bedelia), sua esposa, que sempre soube de seu caso com Carolyn mas decidiu por ficar ao seu lado.

TEMA

Homicídio; Direito Penal.

 

4. Anatomia de um crime. EUA, 1959, Dir.: Otto Preminger.

clip_image008

Elenco: James Stewart, Arthur O’Connell.

Sinopse: No Michigan, Paul Biegler (James Stewart) é um advogado que é auxiliado por um alcoólatra, Parnell McCarthy (Arthur O’Connell). Após ter recusado inicialmente, ele decide aceitar a defesa de Frederick Manion (Ben Gazzara), um tenente do exército acusado de assassinato. O réu alega que a vítima violentou Laura Manion (Lee Remick), sua mulher, mas seu oponente é Claude Dancer (George C. Scott), um conceituado promotor que afirma que a alegação do réu é falsa e que Laura, que tem uma reputação de promíscua, estava realmente tendo um caso com o bartender assassinado, sendo que durante um acesso de cíúme Frederick teria intencionalmente cometido o crime.

TEMA

Homicídio em legítima defesa;

 

5. A Qualquer Preço. EUA, 1998, Dir.: Steven Zaillian

Elenco: John Travolta, Robert Duvall

Sinopse: Mais uma brilhante interpretação de John Travolta, nesta intrigante história real, que tem sido considerada o melhor de todos os filmes de tribunais. Jan Schlichtmann (Travolta) é um cínico e caro advogado especializado em acidentes pessoais, que somente pega casos milionários, com os quais ele possa fazer acordos, evitando os tribunais. Embora seu último caso pareça simples, logo ele se envolve numa épica batalha legal, onde vai arriscar sua carreira, reputação e tudo que possui, pelos direitos de seus clientes.

TEMA

Filme de tribunal; Ação civil; Acidentes pessoais;

 

6. A sangue frio. EUA, 1967, Dir.: Richard Brooks.

clip_image011

Elenco: Robert Blake, John Forsythe, Scott Wilson, Gerald S. O’Loughlin.

Sinopse: Holcomb, Kansas. Dois ex-condenados, Perry Edward Smith (Robert Blake) e Richard “Dick” Eugene Hickock (Scott Wilson), invadem a casa dos Clutter, pois Herbert Clutter (John McLiam, um rico fazendeiro, teria um cofre com US$ 10 mil. Esta informação vinha de uma “fonte segura”, Floyd Wells, um condenado que conheceu Dick na prisão e lhe contou que viu o cofre quando, anos atrás, trabalhou para os Clutter. Mas Perry e Dick não acharam o cofre, pois ele não existia, e roubaram apenas US$ 43. Isto não os impediu de matarem Herbert, a esposa dele e um casal de filhos, pois não queriam deixar testemunhas. Alvin Dewey (John Forsythe) comanda as investigações e tenta encontrar alguma pista que leve aos assassinos. No entanto Dick e Perry foram para o México, onde Perry tem fantasias de achar um fabuloso tesouro. Quando os sonhos dele redundam em nada, Dick insiste que voltem para os Estados Unidos. Certos de que não deixaram alguma pista, eles trocam cheques sem fundo e são pegos em Las Vegas, dirigindo um carro roubado. Aos poucos os álibis vão sendo desmontados, pois contam histórias contraditórias.

TEMA

Homícidio qualificado;

 

7. Assassinato em primeiro grau. EUA, 1995, Dir.: Marc Rocco.

clip_image013

Elenco: Christian Slater, Gary Oldman, Embeth Davidtz, William H. Macy

Sinopse: Um garoto de 17 anos, por não conseguir emprego, rouba 5 dólares e vai para Alcatraz. Quando tenta escapar é capturado e confinado em uma solitária por três anos, saindo da sua cela apenas 30 minutos por dia, para se exercitar. Quando enfim é colocado junto com os outros presos, comete um assassinato na frente de 200 testemunhas. Mas seu advogado pretende alegar que os maus tratos na prisão o enlouqueceram e que os verdadeiros responsáveis são aqueles que dirigem o presídio.

TEMA

Maus tratos na prisão; Homicídio;

 

8. A Firma. EUA, 1993, Dir.: Sydney Pollack.

clip_image015

Elenco: Tom Cruise, Jeanne Tripplehorn, Gene Hackman, Hal Holbrook

Sinopse: Mitch McDeere (Tom Cruise) é um jovem advogado vai trabalhar com um alto salário e diversas vantagens em uma firma em Memphis. Porém, logo descobre que a empresa onde trabalha está envolvida com lavagem de dinheiro da Máfia e que todos os advogados que saíram ou tentaram sair da firma morreram precocemente, de forma misteriosa. O filme questiona o código de ética, que mantêm em sigilo da relação do advogado com o cliente, que proíbe por toda a vida que um crime cometido por um cliente seja revelado por seu advogado.

TEMA

 

9. As duas faces de um crime. 1996, EUA, Dir.: Gregory Hoblit.

clip_image017

Elenco: Richard Gere, Laura Linney,John Mahoney, Alfre Woodard.

Sinopse: Em Chicago, um arcebispo (Stanley Anderson) assassinado com 78 facadas. O crime choca a opinião pública e tudo indica que o assassino um jovem de 19 anos (Edward Norton), que foi preso com as roupas cobertas de sangue da vítima. No entanto, um ex-promotor (Richard Gere) que se tornou um advogado bem-sucedido se propõe a defendê-lo, sem cobrar honorários, tendo um motivo para isto: adora ser coberto pela mídia, além de ter uma incrível necessidade de vencer.

TEMA

 

 

10. A espera de um milagre. EUA, 1999, Dir.: Frank Darabont.

clip_image019

Elenco: Tom Hanks, John Cromwell, Michael Clarke Duncan, Bonnie Hunt,

Sinopse: 1935, no corredor da morte de uma prisão sulista. Paul Edgecomb (Tom Hanks) é o chefe de guarda da prisão, que temJohn Coffey (Michael Clarke Duncan) como um de seus prisioneiros. Aos poucos, desenvolve-se entre eles uma relação incomum, baseada na descoberta de que o prisioneiro possui um dom mágico que é, ao mesmo tempo, misterioso e milagroso.

TEMA

11. A sentença. EUA, 2003, Dir.:Philippe Martinez.

clip_image021

Elenco: Armand Assante, Jerry Springer.

Sinopse: Filme que tem uma trama original mesmo utilizando um assunto que já foi explorado por diversas ocasiões depois que a moda surgiu na televisão: o dos reality shows. Um produtor de televisão tem uma idéia nova e criar um programa baseado em um julgamento feito e transmitido pela televisão para que o publico decida o destino do criminoso. Assim, ele contrata um advogado que precisará defender o réu que se condenado, irá ser executado, com direito a transmissão ao vivo. Fato que ilustra o vale tudo pela competição de audiência, mas a situação vai se complicando a partir do momento em que o advogado de defesa começa a achar provas de que seu cliente pode ser, na verdade, inocente. Daí começa o drama para tentar salvar um homem que talvez seja inocente.

TEMA

 

 

12. A última estação. Alemanha/Inglaterra, 2009, Dir.: Michael Hoffman.

clip_image022

Elenco: Helen Mirren, Christopher Plumer, Paul Giamatti, James McAvoy.

Sinopse: Após quase 50 anos de casamento, a Condessa Sofia, esposa, companheira, musa e colaboradora de Leo Tolstoi, vê seu mundo virar de pernas para o ar. Em nome da nova religião que criou, o grande romancista russo renunciou ao seu título de nobreza, às suas propriedades e à sua família, em favor da pobreza, do vegetarianismo e do celibato. Sofia sente-se justificadamente ultrajada quando ela descobre que o pupilo de Tolstoi, Vladimir Chertkov, a quem ela detesta, pode ter, secretamente, convencido o marido a mudar o seu testamento. Segundo o documento modificado, os direitos autorais das obras do romancista passariam para o povo russo. Usando o seu poder de sedução, Sofia luta com todas as forças para recuperar aquilo que ela considera seu de direito. Quanto mais radical se torna o comportamento de Sofia, mais fácil se torna para Chertkov convencer Tolstoi que o seu glorioso legado não pode ficar com ela. O conflito torna-se tão intenso que Tolstoi, aos 82 anos, a maior celebridade do mundo na época, foge de casa no meio da noite. Sua mulher aluga um trem e vai atrás dele, procurando-o por toda a Rússia. No meio deste campo minado está o ingênuo Valentin Bulgakov, o novo assistente de Tolstoi. Ele se torna um peão, primeiro de Chertkov e, depois, da vingativa e sofrida Sofia, enquanto ambos conspiram um contra o outro. Para complicar a vida de Valentin, ele sente uma paixão avassaladora por Masha, mulher livre e independente, cujas atitudes pouco convencionais com relação ao amor e ao sexo o atraem e confundem ao mesmo tempo. Obcecado com as noções do amor ideal de Tolstoi e, ao mesmo tempo, impressionado com o seu casamento turbulento, Valentin sente-se despreparado para lidar com as complicações do amor no mundo real. Um conto sobre dois romances – um que está começando, outro que está terminando – A Última Estação (The Last Station) é uma história rica, complexa, engraçada e emotiva sobre a dificuldade de conviver com amor e a impossibilidade de viver sem ele.

TEMA

13. Amistad. EUA, 1997, Dir.: Steven Spielberg

clip_image024

Elenco: Morgan Freeman, Nigel Hawthorne, Anthony Hopkins

Sinopse: Costa de Cuba, 1839. Dezenas de escravos negros se libertam das correntes e assumem o comando do navio negreiro La Amistad. Eles sonham retornar para a África, mas desconhecem navegação e se vêem obrigados a confiar em dois tripulantes sobreviventes, que os enganam e fazem com que, após dois meses, sejam capturados por um navio americano, quando desordenadamente navegaram até a costa de Connecticut. Os africanos são inicialmente julgados pelo assassinato da tripulação, mas o caso toma vulto e o presidente americano Martin Van Buren (Nigel Hawthorne), que sonha ser reeleito, tenta a condenação dos escravos, pois agradaria aos estados do sul e também fortaleceria os laços com a Espanha, pois a jovem Rainha Isabella II (Anna Paquin) alega que tanto os escravos quanto o navio são seus e devem ser devolvidos. Mas os abolicionistas vencem, e no entanto o governo apela e a causa chega a Suprema Corte Americana. Este quadro faz o ex-presidente John Quincy Adams (Anthony Hopkins), um abolicionista não-assumido, sair da sua aposentadoria voluntária, para defender os africanos.

TEMA

 

 

14. Advogado do Diabo. EUA, 1997, Dir.: Taylor Hackford.

clip_image026

Elenco: Al Pacino, Charlize Theron, Jeffrey Jones, Judith Ivey.

Sinopse: Kevin Lomax (Keanu Reeves), advogado de uma pequena cidade da Flórida que nunca perdeu um caso, contratado John Milton (Al Pacino), dono da maior firma de advocacia de Nova York. Kevin recebe um alto salário e várias mordomias, apesar da desaprovação de Alice Lomax (Judith Ivey), sua mãe e uma fervorosa religiosa, que compara Nova York a Babilônia. No início tudo parece correr bem, mas logo Mary Ann (Charlize Theron), a esposa do advogado, sente saudades de sua antiga casa e começa a testemunhar aparições demoníacas. No entanto, Kevin está empenhado em defender um cliente acusado de triplo assassinato e cada vez dá menos atenção sua mulher, enquanto que seu misterioso chefe parece sempre saber como contornar cada problema e tudo que perturba o jovem advogado.

TEMA

 

 

15. A Vida de David Gale. EUA, 2003, Dir.: Alan Parker.

clip_image028

Elenco: Kevin Spacey, Kate Winslet, Gabriel Mann

Sinopse: David Gale (Kevin Spacey) é um professor que trabalha na Universidade do Texas e também um ativista contra a pena de morte. Até que, após o assassino de uma colega de trabalho, Gale é injustamente acusado e condenado à pena contra a qual ele tanto combate. O caso chama a atenção de Elizabeth Bloom (Kate Winslet), uma jornalista que decide investigar a vida de Gale e também o sistema judicial que o condenou à pena de morte.

TEMA

16. Brasília 18%. Brasil, 2006, Dir.: Nelson Pereira dos Santos.

clip_image030

Elenco: Carlos Alberto Riccelli, Malu Mader, Othon Bastos, Carlos Vereza, Nildo Parente, Otávio Augusto, Bete Mendes.

Sinopse: Olavo Bilac (Carlos Alberto Riccelli) é um renomado médico legista, que trabalha em Los Angeles. Bilac é convidado pelo Instituto Médico Legal de Brasília a dar seu parecer na perícia de identificação de uma ossada, que supostamente pertence à jovem economista Eugênia Câmara (Karine Carvalho), desaparecida há meses. A decisão de Bilac é cercada de expectativa, já que se for constatado que a ossada é de Eugênia isto significa que ela foi morta por seu namorado, o cineasta Augusto dos Anjos (Michel Melamed), que foi a última pessoa a vê-la antes de seu desaparecimento. Entretanto há interesses para que Augusto permaneça na cadeia, devido a acusações por ele feitas a políticos. É quando, em meio às pesquisas através de fotos, vídeos e de comentários contraditórios, Bilac termina se apaixonando por Eugênia.

TEMA

 

 

17. Cabo do Medo. EUA, 1991, Dir.: Martin Scorsese.

clip_image032

Elenco: Robert de Niro, Nick Nolte, Julliette Lewis, Joe Don Baker.

Sinopse: Max Cady (Robert De Niro), um psicopata que foi preso e condenado por estupro 14 anos atrás, cumpriu sua pena e agora está livre. Ele pretende se vingar de Sam Bowden (Nick Nolte), seu ex-advogado, que deliberadamente omitiu informações que alterariam a decisão do júri. Ele pretende agora aterrorizar ao extremo Sam, Leigh Bowden (Jessica Lange), sua mulher, e Danielle (Juliette Lewis), sua filha adolescente, mas pretende fazer isto da forma mais legal possível, pois enquanto cumpria pena estudou todos os aspectos legais possíveis.

TEMA

 

 

 

18. Tempo de Matar. EUA, 1996, Dir.: Joel Schumacher.

clip_image132

Elenco: Matthew McConaughey, Sandra Bullock, Samuel L. Jackson, Kevin Spacey.

Sinopse: Em Canton, no Mississipi, dois brancos espancam e estupram uma menina negra de dez anos. Eles são presos, mas quando estão sendo levados ao tribunal para terem o valor da sua fiança decretada o pai da garota (Samuel L. Jackson) decide fazer justiça com as próprias mãos e mata os dois na frente de diversas testemunhas, além de acidentalmente ferir seriamente um policial. Ele é preso rapidamente, mas a cidade se torna um barril de pólvora e, além do mais, a defesa tem de se defrontar com um juiz que não permite que no julgamento se mencione a razão que fez o pai cometer o duplo homicídio, pois o julgamento é de assassinato e não de estupro.

TEMA

 

 

 

19. Código de Conduta. EUA, 2009, Dir.: F. Gary Gray.

clip_image036

Elenco: Jamie Foxx, Gerard Butler,Colm Meaney, Bruce McGill

Sinopse: Clyde Shelton (Gerard Butler) é um dedicado pai de família que testemunha o assassinato de sua esposa e filha. Um dos culpados pelo crime pega uma pena de apenas 5 anos graças a um acordo costurado pelo promotor Nick Rice (Jamie Foxx), que acredita que é melhor ter alguma justiça do que a chance de não obter alguma. Dez anos depois, o assassino é encontrado morto. Mesmo sem ter provas suficientes contra si, Clyde é preso pelo ocorrido. Seu grande objetivo é denunciar a incoerência do sistema judicial, que permite que assassinos sejam libertados ou obtenham penas brandas, nem que para tanto precise eliminar todos os envolvidos. Só que Nick enfrenta um problema: apesar de estar na cadeia, Clyde aparenta sempre estar um passo a frente de todos.

TEMA

 

 

20. Conduta de Risco. EUA, 2007, Dir.: Tony Gilroy.

clip_image038

Elenco: George Cooney, Tom Wilkison, Sydney Pollack, Michael O’Keefe.

Sinopse: Michael Clayton (George Clooney) trabalha numa das maiores firmas de advocacia de Nova York, tendo por função limpar os nomes e os erros de seus clientes. Tendo trabalhado anteriormente como promotor de justiça e vindo de uma família de policiais, Clayton é o responsável por realizar o serviço sujo da firma Kenner, Bach & Ledeen, que tem Marty Bach (Sydney Pollack) como um de seus fundadores. Apesar de estar cansado e infeliz com o trabalho, Clayton não tem como deixar o emprego, já que o vício no jogo, seu divórcio e o fracasso em um negócio arriscado o deixaram repleto de dívidas. Quando Arthur Evans (Tom Wilkinson), o principal advogado da empresa, sofre um colapso e tenta sabotar todos os casos da U/North, uma empresa que é cliente da Kenner, Bach & Ledeen, Clayton é enviado para solucionar o problema. É quando ele nota a pessoa em que se tornou.

TEMA

 

 

21. Um crime de mestre. EUA, 2007, Dir.: Gregory Hoblit.

clip_image146

Elenco: Anthony Hopkins, Ryan Gosling, Billy Burke.

Sinopse: Willy Beachum (Ryan Gosling) é um jovem e ambicioso promotor público, que está no melhor momento de sua vida profissional. Ele tem 97% de vitória nos casos em que atuou e está prestes a assumir um cargo na famosa agência Wooton Sims. Porém, antes de deixar o cargo de promotor ele tem um último desafio pela frente: Ted Crawford (Anthony Hopkins). Após descobrir que sua esposa o estava traindo, Ted a matou com um tiro na cabeça. Parecia um caso simples, já que era um crime premeditado e com uma confissão clara, mas Ted cria um labirinto complexo em torno do caso de forma a tentar sua absolvição.

TEMA

Crime premeditado; Direito penal;

 

 

22. Doze homens e uma sentença. EUA, 1957, Dir.: Sydney Lumet.

clip_image042

Elenco: Henry Fonda, Martin Balsan.

Sinopse: Doze jurados devem decidir se um homem é culpado ou não de um assassinato, sob pena de morte. Onze têm plena certeza que ele é culpado, enquanto um não acredita em sua inocência, mas também não o acha culpado. Decidido a analisar novamente os fatos do caso, o jurado número 8 não deve enfrentar apenas as dificuldades de interpretação dos fatos para achar a inocência do réu, mas também a má vontade e os rancores dos outros jurados, com vontade de irem embora logo para suas casas.

TEMA

 

23. Em nome do pai. Irlanda/Reino Unido, 1993, Dir.: Jim Sheridan.

clip_image044

Elenco: Daniel Day-Lewis, Emma Thompson.

Sinopse: Gerry era um pequeno delinqüente de Belfast, durante os anos 70. Depois de ir para a Inglaterra, é injustamente acusado como um dos quatro terroristas de Guildford, pegando prisão perpétua e descobrindo, aos poucos, suas forças mais profundas para lutar contra tal injustiça.

TEMA

24. Erin Brockvich. EUA, 2000, Dir.: Steven Sodebergh.

clip_image046

Elenco: Julia Roberts, Albert Finney, Aaron Eckhart, Marg Helgenberger

Sinopse: Erin (Julia Roberts) é a mãe de três filhos que trabalha num pequeno escritório de advocacia. Quando descobre que a água de uma cidade no deserto está sendo contaminada e espalhando doenças entre seus habitantes, convence seu chefe a deixá-la investigar o assunto. A partir de então, utilizando-se de todas as suas qualidades naturais, desde a fala macia e convincente até seus atributos físicos, consegue convencer os cidadãos da cidade a cooperarem com ela, fazendo com que tenha em mãos um processo de 333 milhões de dólares.

TEMA

25. Expresso da meia-noite. EUA, 1978, Dir.: Alan Parker.

clip_image048

Elenco: Brad Davis, Irene Miracle, Bo Hopkins, Paolo Bonacelli.

Sinopse: Billy Hayes (Brad Davis), um estudante americano, ao visitar a Turquia decide traficar alguns pacotes de haxixe, prendendo-os debaixo de suas roupas. Seu plano acaba não dando certo e ele é preso, com sua vida se transformando em um pesadelo a partir de então, pois é brutalmente espancado e jogado em uma imunda prisão. Quando espera ser libertado é levado a um novo julgamento com efeito retroativo, que o condena a uma longa pena.

TEMA

 

 

26. Filadélfia. EUA, 1993, Dir.: Jonathan Demme.

clip_image050

Elenco: Tom Hanks, Denzel Washington, Roberta Maxwell, Karen Finley.

Sinopse: Promissor advogado (Tom Hanks) que trabalha para tradicional escritório da Filadélfia despedido quando descobrem ser ele portador do vírus da AIDS. Ele contrata os serviços de um advogado negro, que forçado a encarar seus próprios medos e preconceitos.

TEMA

 

 

27. Leões e cordeiros. EUA, 2007, Dir.: Robert Redford.

clip_image052

Elenco: Robert Redford, Meryl Streep, Tom Cruise, Peter Berg.

Sinopse: O senador Jasper Irving (Tom Cruise) pretende lançar sua nova “estratégia completa” para a guerra dos Estados Unidos no Afeganistão e, para divulgá-la, precisa convencer a jornalista Janine Roth (Meryl Streep). Simultaneamente o dr. Stephen Malley (Robert Redford), um professor idealista, tenta convencer Todd (Andrew Garfield), um de seus alunos mais promissores, a mudar o curso de sua vida. Ao mesmo tempo Ernest (Michael Peña) e Arian (Derek Luke) são soldados que estão lutando nas montanhas geladas do Afeganistão, buscando se lembrar do porquê de terem se alistado no exército americano.

TEMA

28. Injustiçados. EUA, 2005, Dir.: Bob Balaban.

clip_image053

Elenco: Susan Sarandon, Aidan Quinn.

Filme baseado em uma peça que, nos palcos, foi representada pelo casal Tim Robbins (de Sobre Meninos e Lobos) e Susan Sarandon (de Doidas Demais) e que fala sobre um polemico caso de seis prisioneiros que são condenados injustamente à pena de morte e que esperam pelo dia de sua execução. Além de desesperados, eles apresentam um estado de revolta e impotência, já que não existe jeito de reverter seus destinos, ainda mais pelo fato de serem todos culpados injustamente. O filme é um drama forte e que discute com profundidade o tema de pena de morte e suas conseqüências. Não é a primeira vez que a atriz Susan Sarandon se envolve com esse assunto, já que em Os Últimos Passos de Um Homem ela ganhou diversos prêmios por sua atuação. No elenco ainda esta Danny Glover.

TEMA

29. Jogos do Poder. EUA, 2007, Dir.: Mike Nichols.

clip_image055

Elenco: Tom Hanks, Amy Adams, Philip Seymour Hoffman, Brian Markinson.

Sinopse: Início dos anos 80. A União Soviética invade o Afeganistão, o que chama a atenção de políticos norte-americanos. Um deles é Charlie Wilson (Tom Hanks), um homem mulherengo e polêmico que não tem grande relevância política, apesar de ter sido eleito 6 vezes para o cargo. Com o apoio de Joanne Herring (Julia Roberts), uma das mulheres mais ricas do estado que o elege, e do agente da CIA Gust Avrakotos (Philip Seymour Hoffman), Wilson passa a negociar uma aliança entre paquistaneses, egípcios, israelenses e o governo norte-americano, de forma que os Estados Unidos financiem uma resistência que possa impedir o avanço soviético no local.

TEMA

30. Justiça corrupta. EUA, 1989, Dir.: Joseph Ruben.

clip_image056

Elenco: James Woods, Robert Downey Jr.

Sinopse: O personagem de James Woods é Eddie Dodd, um advogado que nos 60 era um lutador idealista, e na época da ação, a época em que foi feito o filme, final dos 80, a década do yuppismo, se dedica a defender traficantes e outros marginais. E, nas horas livres, a se drogar e tentar ficar com a cabeça longe deste insensato mundo.

Sua nova vida é alterada com o surgimento de Roger (Robert Downey Jr.), um jovem advogado ainda puro e idealista, que chega a Nova York para aprender a trabalhar com aquele que considera o grande líder das boas causas. O aparecimento de Roger vai chacoalhar a vida de Eddie, fazer com que lute contra as desilusões e volte a trabalhar pelas coisas que considera corretas.

TEMA

31. Justiça (Doc.). Brasil, 2004, Dir.: Maria Augusta Ramos.

clip_image058

Elenco: Carlos Eduardo, Elma Lusitano, Alan Wagner, Geraldo Luiz Mascarenhas Prado, Fátima Maria Clemente, Maria Ignez Kato

Sinopse: O cotidiano de um Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, incluindo as pessoas que ali trabalham diariamente, como promotores, defensores públicos e juízes, e ainda pessoas que estão apenas de passagem, como os réus.

TEMA

 

 

32. Justiça Vermelha. EUA, 1995, Dir.: Jon Avnet

clip_image060

Elenco: Richard Gere, Ling Bai, Bradley Whitford, Byron Mann

Jack Moore (Richard Gere) é um advogado americano que vai à China para fechar um meganegócio, mas uma noite conhece uma chinesa com quem se envolve. Na manhã seguinte, é acordado por soldados que invadem seu quarto e o prendem pelo assassinato da mulher que passou a noite com ele. Além de existirem vários indícios que o incriminam, ele se depara com um sistema legal que não respeita os direitos civis. Como não pode ter um advogado estrangeiro, o estado indica Shen Yuelin (Ling Bai), uma jovem advogada chinesa que nunca conversou com ele antes de entrar no tribunal nem acredita que ele seja inocente, apesar dele alegar inocência o tempo todo.

TEMA

 

 

33. Justiça para todos. EUA, 1979, Dir.: Norman Jewison

clip_image062

Elenco: Al Pacino, Jack Warden, John Forsythe, Lee Strasberg.

Sinopse: Arthur Kirkland (Al Pacino) é um advogado idealista que já teve vários desentendimentos (inclusive já foi preso por desacato) com Fleming (John Forsythe), um inflexível juiz. Arthur recebe com surpresa a notícia de que o magistrado foi preso, acusado de estupro, e ironicamente Fleming quer ser defendido por ele, pois como todos sabem da rivalidade que existe entre os dois Kirkland só o defenderia se tivesse certeza da sua inocência. Em retribuição, Fleming promete rever um caso no qual Arthur tenta pôr em liberdade um cliente inocente (Thomas G. Waites), que está preso há dezoito meses.

TEMA

 

34. Julgamento em Nuremberg. EUA, 1961, Dir.: Stanley Kramer.

clip_image064

Elenco: Spencer Tracy, Burt Lancaster, Richard Widmark, Marlene Dietrich

Sinopse: Tinham se passado três anos desde que os mais importantes líderes nazistas tinham sido julgados em Nuremberg. Dan Haywwod (Spencer Tracy), um juiz aposentado americano, tem uma árdua tarefa, pois preside o julgamento de quatro juízes que usaram seus cargos para permitir e legalizar as atrocidades nazistas contra o povo judeu durante a 2ª Guerra Mundial. À medida em que surgem no tribunal as provas de esterilização e assassinato a pressão política é enorme, pois a Guerra Fria está chegando e ninguém quer mais julgamentos como os da Alemanha. Além disto os governos aliados querem esquecer o passado, mas a coisa certa que deve se fazer é a questão que este tribunal tentará responder.

TEMA

 

 

35. Julgamento Final. EUA, 1991, Dir.:Michael Apted.

clip_image065

Elenco: Gene Hackman, Laurence Fishburne, Donald Moffat, Mary Elizabeth Mastrantonio.

Gene Hackman é Jedediah Tucker Ward, um famoso e brilhante advogado que dedicou sua vida a defender coitados e causas perdidas. Mary Elizabeth Mastrantonio é Maggie, sua filha distante e igualmente brilhante, que trabalha em um dos escritórios de advocacia de elite que seu pai despreza. Um tribunal torna-se o palco de batalha para sua rivalidade, pois eles se enfrentam como advogados das partes adversárias em um processo de milhões de dólares sobre um projeto de carro potencialmente defeituoso. Muito mais do que dinheiro está em jogo. O caso envolve corrupção de altos executivos e violações da ética jurídica. Perseguir a verdade pode colocar suas carreiras em perigo… ou até mesmo, suas vidas! A batalha termina em um julgamento tenso que coloca pai contra a filha, e justiça contra vitória. E apenas um pode vencer.

TEMA

 

36. Justa Causa. EUA, 1995, Dir.: Arne Glimcher.

clip_image067

Elenco: Sean connery, Laurence Fishburne, Kate Capshaw, Ed Harris.

Sinopse: Um conceituado professor de Harvard (Sean Connery), que não advoga há 25 anos e é contra a pena de morte, é convencido, após uma relutância inicial, em tentar obter provas que provem a inocência de um jovem negro, que está no corredor da morte acusado de ter estuprado e assassinado de forma extremamente brutal uma jovem. À medida que ele investiga uma série de revelações surpreendentes vem à tona.

TEMA

 

37. Uma Prova de Amor. EUA, 2009, Dir.: Nick Cassavetes.

clip_image143

Elenco: Abigail Breslin, Cameron Diaz, Sofia Vassilieva, Heather Wahlquist.

Sinopse: Sara (Cameron Diaz) e Brian Fitzgerald (Jason Patric) são informados que Kate (Sofia Vassilieva), sua filha, tem leucemia e possui poucos anos de vida. O médico sugere aos pais que tentem um procedimento médico ortodoxo, gerando um filho de proveta que seja um doador compatível com Kate. Disposto a tudo para salvar a filha, eles aceitam a proposta. Assim nasce Anna (Abigail Breslin), que logo ao nascer doa sangue de seu cordão umbilical para a irmã. Anos depois, os médicos decidem fazer um transplante de medula de Anna para Kate. Ao atingir 11 anos, Anna precisa doar um rim para a irmã. Cansada dos procedimentos médicos aos quais é submetida, ela decide enfrentar os pais e lutar na justiça por emancipação médica, de forma a que tenha direito a decidir o que fazer com seu corpo. Para defendê-la ela contrata Campbell Alexander (Alec Baldwin), um advogado que cuidará de seus interesses.

TEMA

Emancipação médica;

Obs.: Artigos de 13° à 15° do Código Civil, sobre a Disposição do próprio corpo (doação de órgãos).

38. Kramer vs. Kramer. EUA, 1979, Dir.: Robert Benton.

clip_image071

Elenco: Dustin Hoffman, Meryl Streep, Jane Alexander, Justin Henry.

Sinopse: Ted Kramer (Dustin Hoffman) é um profissional para quem o trabalho vem antes da família. Joanna (Meryl Streep), sua mulher, não pode mais suportar esta situação e sai de casa, deixando Billy (justin Henry), o filho do casal, com Ted, que tudo faz para poder educá-lo, trabalhando e fazendo as tarefas domésticas. Quando consegue ajustar seu trabalho a estas novas responsabilidades, Joanna reaparece exigindo a guarda da criança. Ted porém se recusa e os dois vão para o tribunal lutar pela custódia de Billy.

TEMA

39. Mercador de Veneza. EUA, 2004, Dir.: Michael Radford.

clip_image073

Elenco: Lynn Collins, Joseph Fiennes, Jeremy Irons, Al Pacino.

Sinopse: Na cidade de Veneza, no século XVI, Bassanio (Joseph Fiennes) pede a Antonio (Jeremy Irons) o empréstimo de três mil ducados para que possa cortejar Portia (Lynn Collins), herdeira do rico Belmont. Antonio é rico, mas todo seu dinheiro está comprometido em empreendimentos no exterior. Assim ele recorre ao judeu Shylock (Al Pacino), que vinha esperando uma oportunidade para se vingar de Antonio. O agiota impõe uma condição absurda: se o empréstimo não for pago em três meses, Antonio dará um pedaço de sua própria carne a Shylock. A notícia de que seus navios naufragaram deixa Antonio em uma situação complicada, com o caso sendo levado à corte para que se defina se a condição será mesmo executada.

TEMA

40. Munique. EUA, 2005, Dir.: Steven Spielberg.

clip_image075

Elenco: Eric Bana, Daniel Craig, Ciarán Hinds, Mathieu Kassovitz.

Sinopse: Em setembro de 1972, em meio às Olimpíadas de Munique, um ataque terrorista sem precedentes foi transmitido ao vivo para 900 milhões de pessoas. Um grupo palestino denominado Setembro Negro invadiu a Vila Olímpica, matou 2 integrantes da equipe olímpica israelense e manteve outros 9 como reféns. 21 horas depois o ataque chegou ao fim, com todos sendo mortos. Pouco depois Avner (Eric Bana), um jovem israelense revoltado com o ocorrido, recebe de um oficial do Mossad uma ordem sem precedentes: abandonar sua esposa grávida e sua identidade para caçar e matar os 11 homens apontados pela inteligência de Israel como tendo planejado o atentado. Avner aceita a ordem e passa a liderar uma equipe de apenas 4 integrantes, extremamente talentosos. Eles passam então a viajar pelo mundo em total sigilo, na pista de cada um dos nomes de uma lista muito bem guardada.

TEMA

41. Na mira da justiça. Canadá, 2007, Dir.: George Mendeluk.

clip_image076

Elenco: Anne Archer, Michael Shanks.

Monica Barrett (Anne Archer) é uma viúva e uma respeitável juíza com uma carreira invejável. Com uma filha de 20 anos criada, sua vida parece mais que perfeita. Depois de ser indicada para a Suprema Corte dos Estados Unidos, ela conhece e se apaixona por Jack Sullivan (Michael Shanks), um irlandês carismático que alega ser um escritor em ascensão. Entretanto a verdade é outra e muito mais aterradora. Criminoso e psicopata, Jack transforma as férias de Monica em um pesadelo sem fim, e ela terá que fazer uma escolha difícil: manter segredo ou levar a público o que sabe a respeito do amante.

TEMA

 

42. O exorcismo de Emily Rose. EUA, 2005, Dir.: Scott Derrickson.

clip_image077

Elenco: Laura Linney, Tom Wilkinson, Campbell Scott, Jennifer Carpenter.

Sinopse: Emily Rose (Jennifer Carpenter) é uma jovem que deixou sua casa em uma região rural para cursar a faculdade. Um dia, sozinha em seu quarto no alojamento, ela tem uma alucinação assustadora, perdendo a consciência logo em seguida. Como seus surtos ficam cada vez mais frequentes, Emily, que é católica praticante, aceita ser submetida a uma sessão de exorcismo. Quem realiza a sessão é o sacerdote de sua paróquia, o padre Richard Moore (Tom Wilkinson). Porém Emily morre durante o exorcismo, o que faz com que o padre seja acusado de assassinato. Erin Bruner (Laura Linney), uma advogada famosa, aceita pegar a defesa do padre Moore em troca da garantia de sociedade em uma banca de advocacia. À medida que o processo transcorre o cinismo e o ateísmo de Erin são desafiados pela fé do padre Moore e também pelos eventos inexplicáveis em torno do caso.

TEMA

43. O advogado dos 5 Crimes. EUA, 1997, Dir.: Rowdy Herrington.

clip_image079

Elenco: Cuba Gooding Jr., Tom Berenger, Eric Stoltz, Marianne Jean-Bap.

Sinopse: Advogado (Cuba Gooding Jr.) perde sua licença devido um ataque de consciência em pleno tribunal, e resolve escrever um livro. Pega emprestado um volume inédito com um conhecido, em busca de inspiração, mas quando vai devolvê-lo encontra o autor morto. Decide publicar o livro como sendo seu e faz sucesso imediato. Mas a situação se complica quando um detetive descobre que os crimes relatados no livro são reais.

TEMA

44. O advogado do terror (Doc). França, 2007, Dir.: Barbet Schroeder.

clip_image081

Elenco: Jacques Vergès, Bassam Abu Sharif, Abderrahmane Benhamida, Bachir Boumaâza.

Sinopse: A carreira e vida de Jacques Vergès, o polêmico advogado que despontou ao defender Djamilah Bouhired durante a Guerra na Argélia e que, após desaparecer por 8 anos, se notabilizou por defender nos tribunais diversos terroristas.

TEMA

 

 

45. O Juri.EUA, 2003, Dir.: Gary Fleder.

clip_image083

Elenco: Gene Hackman, Dustin Hoffman, John Cusack, Rachel Weisz, Bruce Davison.

Sinopse: Após considerar que uma grande empresa é a culpada pela morte de seu marido, uma viúva decide entrar com um processo na justiça, pedindo uma indenização milionária. Para defendê-la ela contrata o advogado Wendell Fohr (Dustin Hoffman). Porém Fohr precisará enfrentar Rankin Fitch (Gene Hackman), um especialista em selecionar os jurados de forma a garantir de antemão sua vitória no julgamento. Porém o que Fohr e Fitch não contavam é que um dos jurados, Nicholas Easter (John Cusack), tem seus planos para manipular o júri. E, com o apoio de Marlee (Rachel Weisz), passa a chantagear a dupla avisando que o veredicto desejado sairá bastante caro.

TEMA

 

 

46. Obrigado por fumar. EUA, 2006, Dir.: Jason Reitman.

clip_image085

Elenco: Aaron Eckhart, Maria Bello, Cameron Bright, Adam Brody.

Nick Naylor (Aaron Eckhart) é o principal porta-voz das grandes empresas de cigarros, ganhando a vida defendendo os direitos dos fumantes nos Estados Unidos. Desafiado pelos vigilantes da saúde e também por um senador oportunista, Ortolan K. Finistirre (William H. Macy), que deseja colocar rótulos de veneno nos maços de cigarros, Nick passa a manipular informações de forma a diminuir os riscos do cigarro em programas de TV. Além disto Nick conta com a ajuda de Jeff Megall (Rob Lowe), um poderoso agente de Hollywood, para fazer com que o cigarro seja promovido nos filmes. Sua fama faz com que Nick atraia a atenção dos principais chefes da indústria do tabaco e também de Heather Holloway (Katie Holmes), a repórter de um jornal de Washington que deseja investigá-lo. Nick repetidamente diz que trabalha apenas para pagar as contas, mas a atenção cada vez maior que seu filho Joey (Cameron Bright) dá ao seu trabalho começa a preocupá-lo.

TEMA

47. O homem que fazia chover. EUA, 1997, Dir.: Francis Ford Coppola (Baseado na obra de John Grisham).

clip_image087

Elenco: Matt Damon, Danny DeVito, Jon Voight, Virginia Madsen, Claire Danes.

Um jovem advogado desempregado (Matt Damon) é a única esperança de um casal que não consegue obter de uma companhia de seguros dinheiro para a cirurgia do filho, que tem leucemia e precisa de um transplante de medula óssea para salvar sua vida. Enquanto o advogado trabalha em seu primeiro caso se apaixona por uma mulher casada (Claire Danes), cujo marido a atacou várias vezes, inclusive com um taco de baseball.

TEMA

48. O cliente. EUA, 1994, Dir.: Joel Schumacher (baseado na obra de John Grisham).

clip_image088

Elenco: Susan Sarandon, Tommy Lee Jones, Brad Renfro, Mary-Louise Parker, Anthony LaPaglia.

Sinopse: Um menino de 11 anos (Brad Renfro) presencia o suicídio do advogado de um mafioso, mas antes de morrer ele conta ao garoto que seu cliente tinha assassinado um senador e em qual lugar o corpo estava escondido. Quando a polícia descobre o corpo do suicida, também encontra o menino no local e tanto o FBI quanto a Máfia tem certeza de que ele falou menos do que realmente sabe. Sentindo-se pressionado por um promotor (Tommy Lee Jones), que quer se promover para tornar-se governador, o garoto pede ajuda à uma advogada (Susan Sarandon) inexperiente, ex-alcoólatra (devido a problemas pessoais ela bebeu antes de estudar direito), mas determinada. No entanto, enquanto as investigações prosseguem a vida do menino corre perigo.

TEMA

49. O caso dos irmãos Naves. Brasil, 1967, Dir.: Luís Sérgio Person.

clip_image089

Elenco: Raul Cortez, Juca de Oliveira, Anselmo Duarte.

Sinopse: A reconstituição de um caso real, ocorrido no Estado Novo em 1937, na cidade de Araguari (MG). Tudo começa quando um homem foge, levando o dinheiro de uma safra de arroz. Os irmãos Joaquim (Raul Cortez) e Sebastião Naves (Juca de Oliveira), sócios do fugitivo, denunciam o caso à polícia. De acusadores eles passam a réus, por obra e graça do tenente de polícia (Anselmo Duarte) que dirige a investigação. Presos e torturados, os Naves são obrigados a confessarem o crime que não cometeram.

TEMA

50. O segredo dos seus olhos. Argentina/Espanha, 2009, Dir.: Juan José Campanella.

clip_image090

Elenco: Ricardo Darin, Soledad Villamil, Pablo Rago, Javier Godino.

Sinopse: Benjamin Esposito (Ricardo Darín) se aposentou recentemente do cargo de oficial de justiça de um tribunal penal. Com bastante tempo livre, ele agora se dedica a escrever um livro. Benjamin usa sua experiência para contar uma história trágica, a qual foi testemunha em 1974. Na época o Departamento de Justiça onde trabalhava foi designado para investigar o estupro e consequente assassinato de uma bela jovem. É desta forma que Benjamin conhece Ricardo Morales (Pablo Rago), marido da falecida, a quem promete ajudar a encontrar o culpado. Para tanto ele conta com a ajuda de Pablo Sandoval (Guillermo Francella), seu grande amigo, e com Irene Menéndez Hastings (Soledad Villamil), sua chefe imediata, por quem nutre uma paixão secreta.

TEMA

51. O desafio da lei. EUA, 1999, Dir.: David Anspaugh.

clip_image092

Elenco: Andy Garcia, Harry Belafonte, Kate Nelligan, Margaret Colin.

Sinopse: O Juiz Joseph Kirkland (Andy Garcia) enfrenta o desafio de julgar o apelo de uma mulher condenada por uma lei recém criada que proíbe o aborto. Diante de magistrados mais experientes, Kirkland tem que pesar todos os lados para dar um veredicto que pode criar um forte impacto na sociedade e suas leis.

TEMA

52. O grande desafio. EUA, 2007, Dir.: Denzel Washington.

clip_image093

Elenco: Denzel Washington, Nate Parker, Denzel Whitaker, Jurnee Smollett.

Sinopse: Melvin Thompson (Denzel Washington) é um brilhante professor e amante das palavras. Embora tenha convicções políticas que possam atrapalhar sua carreira, ele decide apostar nos seus alunos para formar um grupo de debatedores e colocar a pequena Wiley College, do Texas, no circuito dos campeonatos entre as universidades. Mas o seu maior objetivo é enfrentar a tradição de Harvard diante de uma enorme platéia. Inspirado em fatos reais.

TEMA

53. O informante. EUA, 1999, Dir.: Michael Mann.

clip_image094

Elenco: Al Pacino, Russell Crowe, Christopher Plummer, Diane Venora.

Sinopse: Em 1994, ex-executivo da indústria do tabaco deu entrevista bombástica ao programa jornalístico “60 Minutos”, da rede americana CBS. Dizia que os manda-chuvas da empresa em que trabalhou não apenas sabiam da capacidade viciadora da nicotina como também aplicavam aditivos químicos ao cigarro, para acenturar esta característica. Na hora H, porém, a CBS recuou e não transmitiu a entrevista, alegando que as consequências jurídicas poderiam ser fatais. Baseando-se nesta história real, O Informante narra a trajetória do ex-vice-presidente da Brown & Williamson Jeffrey Wigand (Russell Crowe) e do produtor Lowell Bergman (Al Pacino), que o convenceu a falar em público.

TEMA

54. O julgamento do diabo. EUA, 2004, Dir.: Alec Baldwin.

clip_image096

Elenco: Alec Baldwin, Anthony Hopkins

Sinopse: O escrito fracassado Jabez Stone (Alec Baldwin) não tem sorte com as mulhres, vive em um apartamento sujo e bagunçado de Nova York e é demitido da loja em que trabalha. A caminho de casa, é assaltado e tem seu úlitmo e inédito romance roubado.Tudo parece perdido, até que uma mulher estonteante, o Diabo (Jennifer Love Hewitt), bate em sua porta e lhe promete fama, riquza, poder, mulheres e sucesso como escritor, tudo em troca de sua alma.Stone concorda e sua vida se torna perfeita, mas quando todo esses sucesso começa a desaparecer, o escritor decide procurar Daniel Webster (Anthony Hopkins), o único homem que sempre derrotou o Diabo. Webster decide enfrentar seu velho inimigo novamente em um julgamento, em um duelo inteligente que definirá o destino de alma de Jabez Stone.

TEMA

55. Danton, o processo da revolução. França/Polônia, 1982, Dir.: Andrzej Wajda

Elenco: Gérard Depardieu, Wojciech Pszoniak, Anne Alvaro, Roland Blanche.

Sinopse: Na primavera de 1794, Danton (Gérard Depardieu) retorna a Paris e constata que o Comitê de Segurança, sob a incitação de Robespierre (Wojciech Pszoniak), inicia várias execuções em massa. O povo, que já passava fome, agora vive um medo constante, pois qualquer coisa que desagrade o poder é considerado um ato contra-revolucionário. Nem mesmo Danton, um dos líderes da Revolução Francesa, deixa de ser acusado. Os mesmos revolucionários que promulgaram a Declaração de Direitos do Homem implantaram agora um regime onde o terror impera. Confiando no apoio popular, Danton entra em choque com Robespierre, seu antigo aliado, que detém o poder. O resultado deste confronto é que Danton acaba sendo levado a julgamento, onde a liberdade, a igualdade e a fraternidade foram facilmente esquecidas.

TEMA

56. O gangster. EUA, 2007, Dir.: Ridley Scott.

clip_image100

Elenco: Denzel Washington, Russell Crowe, Josh Brolin.

Sinopse: Início dos anos 70. O impacto da Guerra do Vietnã nos Estados Unidos é avassalador e a corrupção policial em Nova York é gigantesca. Com o aval de autoridades policiais a máfia trafica entorpecentes, sem ser ameaçada de verdade. Neste contexto ascende Frank Lucas (Denzel Washington), aprendiz de um dos maiores líderes negros do pós-guerra, que aproveita a morte de seu mentor para assumir a liderança do tráfico em Nova York, já que vende um produto mais puro e mais barato. Lucas logo torna-se uma celebridade na cidade, superando seus concorrentes no mercado em que atua. Mas Richie Roberts (Russell Crowe), um implacável detetive, resolve agir para desbaratar o negócio de Lucas.

TEMA

57. O homem do ano. Brasil, 2002, Dir.: José Henrique Fonseca.

clip_image102

Elenco: Murilo Benício, Cláudia Abreu, Natália Lage, Jorge Dória.

Sinopse: Uma ingênua aposta entre amigos transforma Máiquel (Murilo Benício), um homem comum, em um assassino e herói de toda uma cidade. Deixando-se levar pelos acontecimentos, Máiquel torna-se respeitado por bandidos e pela polícia, sendo também amado por duas mulheres. Até que comete seu primeiro erro e é obrigado a tomar de volta o controle do seu destino.

TEMA

58. O veredicto. EUA, 1982, Dir.: Sydney Lumet.

clip_image104

Elenco: Paul Newman, Charlotte Rampling, Jack Warden, James Mason.

Sinopse: Advogado alcoólatra e decadente vê a chance de recuperar a sua auto-estima quando lhe é dado um caso sobre um erro médico. Mesmo quando uma quantia razoável é oferecida para se chegar a um acordo e o caso não ir a julgamento, ele não concorda e decide enfrentar um poderoso grupo, que é defendido por um renomado e ardiloso advogado.

TEMA

59. O sol é para todos. EUA, 1962, Dir.: Robert Mulligan.

clip_image106

Elenco: Gregory Peck, John Megna, Frank Overton, Rosemary Murphy.

Sinopse: Jean Louise Finch (Mary Badham) recorda que em 1932, quando tinha seis anos, Macomb, no Alabama, já era um lugarejo velho. Nesta época Tom Robinson (Brock Peters), um jovem negro, foi acusado de estuprar Mayella Violet Ewell (Collin Wilcox Paxton), uma jovem branca. Seu pai, Atticus Finch (Gregory Peck), um advogado extremamente íntegro, concordou em defendê-lo e, apesar de boa parte da cidade ser contra sua posição, ele decidiu ir adiante e fazer de tudo para absolver o réu.

TEMA

60. O vento será tua herança. EUA, 1960, Dir.: Stanley Kramer.

clip_image108

Elenco: Gene Kelly, Spencer Tracy.

Sinopse: Numa cidade marcada pela forte presença da comunidade religiosa, professor é preso por ensinar a Teoria da Evolução de Darwin. O caso vai para o tribunal, onde acontece uma série de inflamados debates ideológicos, que mexem com a localidade e com seus habitantes. Baseado em caso real ocorrido em 1925.

TEMA

61. Os últimos passos de um homem. EUA, 1995, Dir.: Tim Robbins.

clip_image109

Elenco: Susan Sarandon, Sean Penn, Robert Prosky, Raymond J. Barry.

Sinopse: Em Louisiana, uma freira católica (Susan Sarandon) passa a ser a guia espiritual e a lutar pela vida de um homem (Sean Penn) que espera ser executado a qualquer momento, por ter assassinado dois adolescentes, sendo que uma das vítimas foi uma jovem que foi estuprada antes de morrer.

TEMA

 

 

62. O povo contra Larry Flint. EUA, 1996, Dir.: Milos Forman.

clip_image111

Elenco: Woody Harrelson, Courtney Love, Edward Norton, Brett Harrelson.

Sinopse: Cinebiografia do homem que tornou a pornografia explícita de sua revista, Hustler, na coqueluche dos EUA dos anos 70. Uma espécie de Hugh Hefner das classes operárias, Larry Flynt construiu um império, mas teve que lutar com unhas e dentes para vencer batalhas judiciais e um atentado que o deixou paraplégico.

TEMA

63. O preço da coragem. EUA/Inglaterra, 2007, Dir.: Michael Winterbotton.

clip_image112

Elenco: Angelina Jolie, Dan Futterman, Archie nPanjabi, Mohammed Afzal.

Sinopse: 23 de janeiro de 2003. Daniel Pearl (Dan Futterman), chefe da sucursal do Wall Street Journal no sudeste asiático, está trabalhando numa matéria sobre um homem-bomba chamado Richard Reid. Sua pesquisa o levou a Karashi, onde um intermediário lhe prometeu uma boa fonte. Quando Daniel saiu para a entrevista avisou Mariane (Angelina Jolie), sua esposa, de que talvez voltasse tarde. Porém ele jamais retornou. Grávida de 6 meses, Mariane decidiu escrever um livro para apresentar a seu filho quem era seu pai, que ele não conheceria.

TEMA

64. O prisioneiro da grade de ferro (auto retratos) (Doc.). Brasil, 2003.

clip_image114

Sinopse: Um ano antes da desativação da Casa de Detenção do Carandiru, detentos aprendem a utilizar câmeras de vídeo e documentam o cotidiano do maior presídio da América Latina.

TEMA

65. Sentença de um Assassino. EUA, 2007, Dir.: Joshua Sinclair.

clip_image117

Elenco: Cornelia Albrecht, Patrick Swayze.

Sinopse: Na década de 50, o fotógrafo Philippe Halsman se torna famoso por fotografar artistas de sua geração, criando imagens inesquecíveis de famosas personalidades como Salvador Dali, Marilyn Monroe, entre outros. Antes de ir para os Estados Unidos, porém, Halsman vive um fato terrível. Ao embarcar para uma caminhada turística pela Áustria com seu pai Morduch, com o qual mantinha uma relação turbulenta, algo inesperado acontece. Morduch é encontrado morto numa trilha, e Halsman acaba sendo declarado culpado pela morte de seu pai. Em defesa a seu cliente, o impetuoso advogado Richard Pressburger terá que provar ao governo e ao povo austríaco a inocência de Halsman. Baseado no primeiro julgamento de um judeu pelo governo nazista.

TEMA

66. Sem controle. Brasil, 2007, Dir.: Cris D’Amato.

clip_image119

Elenco: Eduardo Moscovis, Milena Toscano, Vanessa Gerbelli, Dirce Migliaccio.

Sinopse: Danilo (Eduardo Moscovis) é um diretor de teatro obcecado com a injustiça cometida contra o fazendeiro Manoel da Motta Coqueiro, caso que iniciou o processo de extinção da pena de morte no Brasil. Estimulado por uma mulher linda e misteriosa, Danilo passa a ensaiar uma peça sobre a vida de Motta Coqueiro, com ele próprio interpretando o fazendeiro e os demais personagens sendo vividos por pacientes psiquiátricos. Aos poucos Danilo começa a confundir o que é real e o que é imaginário, passando a reviver os fatos históricos como se ele próprio fosse Motta Coqueiro.

TEMA

67. Syriana. EUA, 2005, Dir.: Stephen Gaghan.

clip_image121

Elenco: George Clooney, Matt Damon, Amanda Peet, Nicholas Art.

Sinopse: Há 21 anos Robert Baer (George Clooney) trabalha para a CIA investigando terroristas ao redor do planeta. À medida que os atos terroristas se tornaram mais constantes, Robert nota que a ação da CIA passa a ser deixada de lado de forma a favorecer a politicagem. Com isso vários sinais de ataque foram ignorados, devido à falta de tato dos políticos para lidar com terroristas.

TEMA

68. Sobre meninos e lobos. EUA, 2003, Dir.: Clint Eastwood.

clip_image123

Elenco: Sean Penn, Kevin Bacon, Tim Robbins, Adam Nelson.

Sinopse: Após a filha de Jimmy Marcus (Sean Penn) ser encontrada morta, Sean Devine (Kevin Bacon), seu amigo de infância, é encarregado de investigar o caso. As investigações de Sean o fazem reencontrar um mundo de violência e dor, que ele acreditava ter deixado para trás, além de colocá-lo em rota de colisão com o próprio Jimmy, que deseja resolver o crime de forma brutal. Há ainda Dave Boyle (Tim Robbins), que guarda um segredo do passado que nem mesmo sua esposa conhece. A caçada ao assassino faz com que o trio tenha que reencontrar fatos marcantes do passado, os quais eles preferiam que ficassem esquecidos para sempre.

TEMA

 

 

69. Sob suspeita. EUA, 1987, Dir.: Peter Yates.

clip_image125

Elenco: Cher, Dennis Quaid, Liam Neeson, John Mahoney.

Sinopse: O juiz Charles F. Lowell comete suicídio e logo após Elizabeth Rose Quinn, sua secretária, é encontrada morta. Carl Wayne Anderson (Liam Neeson), um indigente surdo-mudo, é preso pelo assassinato. Kathleen Riley (Cher), uma defensora pública, é designada pela corte como sua advogada. Inicialmente Anderson se mostra muito agressivo, mas quando Kathleen consegue se comunicar com ele se mostra bem mais sociável. Ela tem dúvidas se ele é realmente culpado, assim decide achar o verdadeiro assassino. É ajudada por Eddie Sanger (Dennis Quaid), um assessor parlamentar, que faz parte do júri. Apesar de advogada e jurado não poderem se falar, eles descobrem juntos um perigoso círculo de corrupção no Judiciário.

TEMA

70. Sob suspeita. EUA/Alemanha, 2006, Dir.: Sidney Lumet.

clip_image126

Elenco: Vin Diesel, Peter Dinklage, Linus Roache, Ron Silver.

Sinopse: Após anos de investigação de autoridades federais, 20 membros da família Lucchese, a maior família de mafiosos nos Estados Unidos, foram levados a julgamento para responderem por 76 diferentes crimes. O governo americano se preparava para derrubar os Lucchese, até que um dos réus decide fazer o impensável: dispensar seus advogados e passar a fazer sua própria defesa. Munido de determinação implacável e um senso de humor aguçado, ele surpreende todo o tribunal com um estilo de defesa nada convencional.

TEMA

 

71. Quase Deuses. EUA, 2004, Dir.: Joseph Sargent.

clip_image128

Elenco:Alan Rickman,Mos Def, Mary Stuart Masterson.

Sinopse: Nashville, 1930. Vivien Thomas (Mos Def) é um hábil marceneiro, que tinha um nome feminino pois sua mãe achava que teria uma menina e, quando veio um garoto, não quis mudar o nome escolhido. Eleé demitido quando chega a Grande Depressão, pois estavam dando preferência para quem tinha uma família para sustentar. A Depressão o atinge duplamente, pois sumiram as economias de 7 anos, que ele guardou com sacrifício para fazer a faculdade de medicina, pois o banco faliu. Thomas consegue emprego de faxineiro, trabalhando para Alfred Blalock (Alan Rickman), um médico pesquisador que logo descobre que ele tem uma inteligência privilegiada e que poderia ser melhor aproveitado. Blalock acaba se tornando o cirurgião-chefe na Universidade Johns Hopkins, onde está pesquisando novas técnicas para a cirurgia do coração. Os dois acabam fazendo um parceria incomum e às vezes conflitante, pois Thomas nem sempre era lembrado quando conseguiam criar uma técnica, já que não era médico.

TEMA

 

72. Questão de Honra. EUA, 1992, Dir.: Rob Reiner.

clip_image130

Elenco:Tom Cruise, Jack Nicholson, Demi Moore, Kiefer Sutherland.

Sinopse: Após um soldado morrer acidentalmente em uma base militar, depois de ter sido atacado por dois colegas da corporação, surge a forte suspeita de ter existido um “alerta vermelho”, uma espécie de punição extra-oficial na qual um oficial ordena a subordinados seus que castiguem um soldado que não tenha se comportado corretamente. Quando o caso chega aos tribunais, um jovem advogado (Tom Cruise) resolve não fazer nenhum tipo de acordo e tentar descobrir a verdade.

TEMA

 

 

 

73. Cidade do Silêncio. EUA, 2007, Dir.: Greogry Nava.

clip_image034

Elenco: Jennifer Lopez Antonio Banderas, Kate del Castillo, John Norman

Sinopse: Graças ao Tratado de Livre Comércio empresas do mundo inteiro montaram fábricas no México, na fronteira com os Estados Unidos. Com mão-de-obra barata e isenção de impostos, estas companhias fabricam produtos a baixo custo, que são vendidos nos Estados Unidos. Nas mais de mil fábricas de Juarez um televisor é fabricado a cada três segundos e um computador a cada sete. As fábricas contratam mulheres, que aceitam salários menores e reclamam menos dos expedientes longos e condições ruins de trabalho. Muitas fábricas operam 24 horas por dia. Muitas mulheres são atacadas a caminho do trabalho ou de casa, tarde da noite ou no início das manhãs. As companhias não garantem a segurança dos funcionários e várias mulheres foram mortas em Juarez. Com este quadro o editor-chefe do Chicago Sentinel, George Morgan (Martin Sheen), envia para lá a repórter Lauren Adrian (Jennifer Lopez), que não queria fazer a matéria e só concordou em ir pois, se fizer um bom trabalho, terá chance de ser correspondente estrangeira. Ao chegar entra em contato com um repórter com quem já trabalhou, Alfonso Diaz (Antonio Banderas), que agora é o editor de El Sol, um jornal que não aceita a “versão oficial” sobre as mortes que acontecem na região. Diaz diz para Lauren que 375 mortes é só mais uma mentira da polícia, pois na verdade quase 5 mil mulheres já morreram. A situação fica muito tensa quando uma jovem de 16 anos, Eva Jimenez (Maya Zapata), é atacada. Seus agressores pensavam que estava morta e agora ela pode testemunhar sobre quem tentou matá-la. Lauren faz tudo para protegê-la, inclusive da polícia, mas alguns não ligam a mínima para a situação de Eva e das mulheres de Juárez.

TEMA

 

 

 

74. Testemunha de acusação. EUA, 1957, Dir.: Billy Wilder.

clip_image134

Elenco: Tyrone Power, Marlene Dietrich.

Sinopse: Quando Leonard Vole (Tyrone Power) é preso sob a acusação de ter assassinado uma rica viúva de meia-idade, Sir Wilfrid Robarts (Charles Laughton), um veterano e astuto advogado, concorda em defendê-lo. Sir Wilfrid está se recuperando de um ataque do coração quase fatal e “supostamente” está em uma dieta, que o proíbe de ingerir bebidas alcoólicas e de se envolver em casos complicados. Mas a atração pelas cortes criminais é algo muito forte para ele, especialmente quando o caso é bem difícil. O único álibi de Vole é o testemunho da sua esposa, Christine Vole (Marlene Dietrich), uma mulher fria e calculista. A tarefa de Sir Wilfrid fica praticamente impossível quando Christine Vole concorda em ser testemunha, não da defesa, mas da acusação.

TEMA

 

75. Tráfico Humano. EUA/Canadá, 2005, Dir.: Christian Duguay.

clip_image135

Elenco: Mira Sorvino, Lynne Adams, Sarah Allen.

Sinopse: Centenas de milhares de jovens mulheres desapareceram, forçadas pela violência a uma vida infernal. Elas viram carga rentável na indústria moderna da escravidão. O submundo as chama de tráfico humano… Enquanto uma jovem de 16 anos da Ucrânia, uma mãe solteira da Rússia, uma orfã de 17 anos da Romênia e uma turista adolescente de 12 anos se tornam vítimas de traficantes internacionais, um time especializado de agentes federais luta para expor a rede mundial que as escravisou. A agente Kate Morozov (Mira Sorvino) conhece os horrores da exploração sexual de perto e dedicada a desmantelar a rede e trazer os culpados para a Justiça. De uma câmara de torturas no Queens, Nova York, até os caçadores de “carne” da Rússia, a caçada começou e os destinos dos agentes especiais, dos traficantes sem escrúpulos e suas vítimas sem defesa colidem em um barril de pólvora de proporções internacionais.

TEMA

76. O Profeta. França, 2009, Dir.: Jacques Audiard

clip_image137

Elenco: Tahar Rahim, Niels Arestrup.

Sinopse: O jovem Malik El Djebena (o fantástico Tahar Rahim) acompanha, na delegacia de polícia, a chegada revoltada de mais um preso. Ele acaba de ser informado por seu advogado que terá que cumprir uma condenação de seis anos de prisão. A caminho da penitenciária, ele guarda no velho tênis um bilhete de dinheiro e vê, pelo vidro do veículo, as últimas paisagens a que terá direito de vislumbrar por muito tempo. Chegando na prisão, ele vive sozinho, até que o grupo liderado por César Luciani (o excelente Niels Arestrup) lhe coloca contra a parede em um plano de homicídio dentro da penitenciária. Sendo obrigado a se aproximar dos bandidos da Córsega, Malik é visto pelos árabes, sua etnia de origem, como traidor. Para sobreviver dentro da prisão, ele se submete às ordens de Luciani, mas insiste em dizer que trabalha para si mesmo.

TEMA

77. 1492 – A Conquista do Paraíso. França/ Espanha/ EUA/ Inglaterra, 1992, Dir.: Ridley Scott.

clip_image139

Elenco: Gerard Depardieu, Armand Assante, Sigourney Weaver, Loren Dean.

Sinopse: Vinte anos da vida de Colombo, desde quando se convenceu de que o mundo era redondo, passando pelo empenho em conseguir apoio financeiro da Coroa Espanhola para sua expedição, o descobrimento em si da América, o desastroso comportamento que os europeus tiveram com os habitantes do Novo Mundo e a luta de Colombo para colonizar um continente que ele descobriu por acaso, além de sua decadência na velhice.

TEMA

78. Uma lição de amor. EUA, 2001, Dir.: Jessie Nelson.

clip_image141

Elenco: Sean Penn,Michelle Pfeiffer, Dakota Fanning.

Sinopse: Sam Dawson (Sean Penn) é um homem com deficiência mental que cria sua filha Lucy (Dakota Fanning) com uma grande ajuda de seus amigos. Porém, assim que faz 7 anos Lucy começa a ultrapassar intelectualmente seu pai, e esta situação chama a atenção de uma assistente social que quer Lucy internada em um orfanato. A partir de então Sam enfrenta um caso virtualmente impossível de ser vencido por ele, contando para isso com a ajuda da advogada Rita Harrison (Michelle Pfeiffer), que aceita o caso como um desafio com seus colegas de profissão.

TEMA

Direito Civil; Guarda de filhos; Deficiência mental;

79. Lutero. Alemanha/EUA, 2003, Dir.: Eric Till.

clip_image069

Elenco: Joseph Fiennes, Alfred Molina, Bruno Ganz, Jonathan Firth.

Sinopse: Após quase ser atingido por um raio, Martim Lutero (Joseph Fiennes) acredita ter recebido um chamado. Ele se junta ao monastério, mas logo fica atormentado com as práticas adotadas pela Igreja Católica na época. Após pregar em uma igreja suas 95 teses, Lutero passa a ser perseguido. Pressionado para que se redima publicamente, Lutero se recusa a negar suas teses e desafia a Igreja Católica a provar que elas estejam erradas e contradigam o que prega a Bíblia. Excomungado, Lutero foge e inicia sua batalha para mostrar que seus ideais estão corretos e que eles permitem o acesso de todas as pessoas a Deus.

TEMA

80. Um grito no escuro. EUA, 1988, Dir.: Fred Schepisi.

clip_image144

Elenco: Meryl Streep, Sam Neill, Dale Reeves, Lauren Shepherd, Ian Gilmour, Nick Tate, Kate Gorman, Jeff Truman.

Adaptação para o cinema de um caso que abalou a justiça australiana. Pastor adventista (Sam Neil) vai para um acampamento no interior da Austrália com a mulher e os três filhos, a menor recém-nascida. Na calada da noite, o bebê some, carregado por um cão selvagem, como eles afirmam. As buscas dão em nada e o comportamento estranho do casal de adventistas passa a ser alvo de desconfianças. Não demora a surgir boatos acusando-os de fanatismo religioso. O caso cai nas graças da imprensa e num primeiro julgamento eles são absolvidos. A pressão continua, a justiça algumas provas e leva Lindy Chamberlain, a mãe do bebê desaparecido, a julgamento. Apesar das evidências, ela é condenada a prisão perpétua. O filme tem um tom documental e mistura cenas de julgamento com opiniões da população da cidade, a maioria contra a ré.

TEMA

Fanatismo religioso; Pressão de Imprensa e Opinião Pública.

 

 

 

81. Crash, no limite. EUA, 2004, Dir.: Paul Haggis.

clip_image040

Elenco: Karina Arroyave, Dato Bakhtadze, Sandra Bullock, Do Cheadle.Sinopse: Jean Cabot (Sandra Bullock) é a rica e mimada esposa de um promotor, em uma cidade ao sul da Califórnia. Ela tem seu carro de luxo roubado por dois assaltantes negros. O roubo culmina num acidente que acaba por aproximar habitantes de diversas origens étnicas e classes sociais de Los Angeles: um veterano policial racista, um detetive negro e seu irmão traficante de drogas, um bem-sucedido diretor de cinema e sua esposa, e um imigrante iraniano e sua filha.

TEMA

 

82. Um sonho de liberdade. EUA, 1994, Dir.: Frank Darabont.

clip_image148

Elenco: Tim Robbins, Morgan Freeman, Bob Gunton, William Sadler.

Sinopse: Em 1946, Andy Dufresne (Tim Robbins), um jovem e bem sucedido banqueiro, tem a sua vida radicalmente modificada quando mandado para uma penitenciária para cumprir prisão perpétua por ter assassinado sua mulher e o amante dela. No presídio, faz amizade com Ellis Boyd Redding (Morgan Freeman), um prisioneiro que cumpre pena há 20 anos e controla o mercado negro do presídio.

TEMA

Direito penal; Prisão perpétua; Cotidiano no presídio.

 

83. A Missão. Inglaterra, 1986, Dir.: Roland Joffé.

clip_image009

Elenco: Robert De Niro , Jeremy Irons, Aidan Quinn, Liam Neeson.

Sinopse: No final do século XVIII Mendoza (Robert De Niro), um mercador de escravos, fica com crise de consciência por ter matado Felipe (Aidan Quinn), seu irmão, num duelo, pois Felipe se envolveu com Carlotta (Cherie Lunghi). Ela havia se apaixonado por Felipe e Mendoza não aceitou isto, pois ela tinha um relacionamento com ele. Para tentar se penitenciar Mendoza se torna um padre e se une a Gabriel (Jeremy Irons), um jesuíta bem intencionado que luta para defender os índios, mas se depara com interesses econômicos.

TEMA

Direitos básicos do ser humano;



13 comentários em “CINEMA E DIREITO

  1. Jorge Antonio
    8 de março de 2011

    Parabéns pela extensa e produtiva lista. Ótimos filmes e sinopses preciosas.Obrigado pelo blog

  2. Fernanda Gouveia
    8 de abril de 2011

    CÓDIGO DE CONDUTA : Um filme que mostra a revolta de um pai e marido que não se conforma com a injustiça mediante as penas dos assassinos. Assim,ele passa a lutar contra todo o sistema,para que possa mostrar a seu advogado que os acordos são errados. É interessante pois ele é o mocinho e ao mesmo tempo um vilão,pois mata muitas pessoas,embora a grande maioria delas tenham culpa em algum sentido. No fim ele acaba não conseguindo acabar com todo o governo,e não conseguimos saber se o advogado conseguiu compreender a sua mensagem. Pois o tempo todo no filme ele tentou passar algumas lições de moral e como funciona a relação da justiça contra um assassino. No caso,mesmo preso,Clyde consegue varios beneficios. E o advogado o tempo todo tenta salvar a vida de pessoas que ele diz “inocentes”,quando na realidade são elas que o tempo todo fazem acordos com pessoas que merecem punições severas. Um filme muito bom,só me decepcionou no final,pois torcia para que Clyde se fizesse compreender,e que o advogado pudesse entende-lo tambem.

    UMA PROVA DE AMOR : Emocionante. Chorei em varios trechos do filme. kkkkk Mostra todo o amor de uma familia,e ao mesmo tempo as duvidas de uma garota que foi criada apenas para doar partes do corpo. É surpreendente quando nos damos conta que o caso é que a garota doente desistiu totalmente de viver,e ela faz um apelo para a irmã mais nova. Um filme que discute até quando temos o nosso direito a vida,e até onde podemos chegar num ponto em que para salvar uma vida,devemos por outra em risco tambem.

    Sugiro tambem duas dicas de filmes que tem a ver com o direito e não consta na lista :
    1. OS ACUSADOS : Filme onde uma garota é estuprada,e a defesa dos estupradores alega que a mesma provocou. A historia de uma mulher que tenta provar a todo custo os abusos que sofreu e luta contra o preconceito que sofre,inclusive de sua propria advogada em alguns momentos.
    2. MAR ADENTRO : Filme que relata um caso de eutanasia. Um senhor está há 28 anos vivendo graças a aparelhos,e começa a lutar pelo direito de morrer.

    Espero que goste das dicas.

    ;*

  3. Anderson Alex Valentim
    10 de abril de 2011

    AS CRÔNICAS DE NÁRNIA – PRÍNCIPE CASPIAN
    Lucy, Edmund e Peter retornan ao mundo de Nárnia um ano depois, onde já se passaram 1300 anos desde sua última visita.
    Durante sua ausência Nárnia foi conquistada pelo rei Miraz, que governa o local sem misericórdia. Os irmãos Pevensie então conhecem Caspian, o príncipe de direito de Nárnia, que precisa se refugiar por ser procurado por Miraz, seu tio. Decididos a destronar Miraz, o grupo parte numa jornada para reencontrar o leão Aslam, que poderá ajudá-los nesta tarefa.

    O PODER DA ESPERANÇA
    A História deste filme é baseado em fatos reais, O poder da Esperança conta a história de Richard Pimentel, um homem batalhador, Durante sua infância Richard teve que enfrentar a instabilidade de sua mãe e a morte de seu pai, Pois na adolescência ele começa a expor seus problemas aos colegas de escola e descobre que possui uma qualidade o dom para discursos.
    Já Quando resolve entra na Universidade, Richard conhece seu ídolo Ben Padrow, que o rejeita como seu mentor por achar que ele só poderia ter muitos temas para debate, após ter vivido uma vida inteira. O jovem e ambicioso Richard vê então seus sonhos se desmoronarem e resolve se alistar no exército. Durante o combate no Vietnã, ele acaba perdendo a audição por causa de uma explosão. Ao retornar para a civilização, Pimentel tem que enfrentar sua nova condição de vida, diante das dificuldades, ele se empenha para mostrar que não é inferior a ninguem e encara a vida de cabeça erguida com um só propósito começar a defender idéias sobre os direitos dos deficientes, chamando a atenção do governo(Estado) e da sociedade para uma realidade a qual muitos fecham os olhos.
    “Fecham os olhos não a Sociedade a todo momento está com os olhos aberto porém finge que não enxerga os fatos, acontecimentos e deixam passar por despercebidos e diante seus olhos essas injustiças e indiferenças, com todo respeito pessoal isso é uma hipocresia, falta de respeito com aquelas pessoas que a sociedade tem para elas como os “fracos” pessoas totalmente dependentes umas das outras”

    CARGA EXPLOSIVA 3
    O filme retrata um ex-agente das FORÇAS ESPECIAIS que sua principal forma de ganhar a vida é realizando entregas de alto risco.
    A EcoCorp é uma empresa corporativa de gerenciamento internacional de resíduos, obtém os direitos para operar as instalações na Ucrânia. Para que possam importar o lixo tóxico que planejam despejar em diversos terrenos que compraram, eles precisam obter a documentação correta assinada por Leonid Vasilev, Ministro do Meio Ambiente, Mas Leonid é um firme defensor do meio ambiente, e se recusa a autorizar seu país a ser poluído por esses negociantes vorazes. Então Frank é intimado a participar do serviço, para tentar fazer o ministro assinar os papéis, mas ele se recusa. No entanto, agentes com um plano conseguem forçá-lo a assumir o trabalho que não queria.

    ADORAÇÃO
    Um homem recebe uma tarefa na escola de Francês para traduzir uma reportagem sobre um terrorista que colocou uma bomba na mala de sua namorada grávida. Mas essa tarefa tem um enorme efeito neste homem que irá traduzir, pois ele começa a recordar o passado tenebroso e obscuro de sua família, um trágico passado em que o seu pai matou a si e a esposa num acidente de carro. Até hoje sem saber direito os detalhes sobre a morte dos pais, O homem vê uma oportunidade uma única chance de encontrar as respostas sobre o acidente que mudou sua vida, sua trajetória, sua perspectiva de vida.

    ANJOS DO PECADO
    Em Québec, Germain Dagenais, ex-advogado e hoje renomado consultor político, é casado com Jeanne há 30 anos. A filha única do casal, Nathalie, partiu relutante para estudar Direito em Montreal. Lá, a jovem descobre rapidamente a selvagem vida noturna da cidade e é envolvida na armadilha de um empreendedor na área do entretenimento adulto. Uma noite, navegando em sites de pornografia na internet, Germain descobre que Nathalie irá estrelar um filme pornô. Consumido pela culpa, ele vai a Montreal para impedir que sua filha, seu anjo, cometa o pior erro de sua vida. Mas, o ator pornô que deveria ajudar Nathalie em sua estréia no ramo é encontrado morto pela polícia, num apartamento abarrotado de computadores de última geração e uma impressionante coleção de vídeos eróticos. Fica a seguinte pergunta: Quem o matou? Teria Nathalie mudado de idéia no último minuto? Germain levou a cabo o que pretendia fazer? “Às vezes a verdade é mais estranha do que a ficção.

    LEGALMENTE LOIRA 2
    Reese Witherspoon está novamente vestindo as sandalinhas de tirinhas de Elle Woods nesta impagável comédia de sucesso ainda maior do que a primeira parte! Legalmente Loira 2 é uma comédia muito divertida tenho certeza que vocês vão adorar turma, Quando Witherspoon descobre que a mãe de seu adorado chihuahua Bruiser está trancafiada em um cruel laboratório de testes com animais, ela coloca de lado sua carreira de advogada iniciante e seus planos de casamento para engajar-se e se dedicar na campanha pelo direito dos animais, e respeito pelas loiras de todo o mundo! Mas será que ela consegue resgatar a mãe de Bruiser e remodelar a política antes do grande dia de seu casamento?

    Boa tarde pessoal, segue uma lista de resumos que preparei para vocês e sugestão de uns filmes que não constam no Blog e está totalmente relacionado com o Direito seja de forma direta ou indireta, são ótimos filmes que vale a pena que vocês confiram!!!
    Espero que todos façam bom proveito e gostem do conteúdo que foi postado.

    Anderson Alex Valentin

    • Cintia M. S. Palma
      3 de novembro de 2011

      Olá Anderson

      Muito obrigada pelas indicações! Em breve postaremos no blog.

      Abraços, Cintia

  4. Larissa Espinola
    13 de abril de 2011

    CRASH: é um filme que relata uma sociedade marcada pelo preconceito. Não apenas por cor, mas também por religião, cultura, classe social e nacionalidade.
    O filme se desenvolve apartir do roubo do carro de uma mulher rica. Com vários incidentes acontecendo na cidade, algumas pessoas de etnias diferentes se aproximam. Se esbarram no acaso do dia-a-dia e através de conflitos descobrem que realmente são, inclusive o preconceito que existe entre eles.

    Larissa Espinola

  5. Pingback: O DIREITO E A MÍDIA: Em busca de uma mídia independente e responsável | Amazônia Brasil Rádio Web – Imagens, Notícias e Música by Chico Terra

  6. Bruna Carla da Silva
    28 de abril de 2011

    Os filmes “A busca pela justiça” e “Todo mundo odeia o Chris” são dois filmes parecidos onde mostra o preconceito, pois ambos são negros e desprezados. Mas sempre aparece alguém responsável em cuidar do ‘direito’ que tem como função defender ou ajuda-los.

    O ‘filme a busca pela justiça’ fala de nove garotos negros que são acusados de estuprar duas mulheres e são condenados a cadeira elétrica, porém um advogado entra em ação e os defende.

    O ‘filme todo mundo odeia o Chris’ é um seriado, onde o personagem principal é o Chris e é muito zombado na escola, principalmente pelas meninas que ele quer chamar atenção.

    Bruna Carla da silva

  7. Adriane Rodrigues dos Santos
    16 de setembro de 2011

    Olá,sou estudante universitária do curso de RH. Gostaria de recomendar o filme “Sem Controle”. É um filme nacional muito interessante pois nos aproxima do sentimento do outro, quando Danilo, um ator de teatro, procura reviver a saga de Mota Coqueiro. No filme o ator tem sede de Justiça.
    :o) Adriane Rodrigues

  8. Edson Duarte de Lima
    28 de setembro de 2011

    Olá Professora Cintia,
    Eu sou o Edson Duarte, aluno da UMC.

    Quero falar sobre um filme que gosto muito e que de certa maneira faz parte de meu trabalho…

    O filme é:
    “Homens de Honra”
    Estados Unidos
    2000 • cor • 129 min
    Direção: George Tillman Jr.
    Roteiro: Scott Marshall Smith
    Elenco original:Cuba Gooding Jr, Robert de Niro, Charlize Theron, Powers Boothe
    Género: Drama

    O filme conta a história de um homem negro que tinha o sonho de se tornar um mergulhador da Marinha dos EUA. Em sua busca, enfrentou muito preconceito de seus pares e até mesmo superiores, até conseguir um cargo de cozinheiro em um navio, onde aos poucos foi conquistando a confiança de todos, inclusive de seu superior que apostou em seu potencial e o acompanhou fielmente em sua jornada e, o destino, que deveria ser seu aliado, sempre colocava algumas barreiras em seu caminho, barreiras essas que muitos homens de melhores condições (ele era de família muito humilde) não teriam coragem para enfrentar.
    E quando ele pensou que tinha conseguido, que havia alcançado seus objetivos, veio mais um teste… e dessa vez tinha algo a mais em jogo além de sua coragem e força de lutar, a honra de um homem!

    Eu mostro um vídeo com trechos desse filme em meus treinamentos de Qualidade e de Integração, utilizando sua principal mensagem… Não importa o que aconteça, nunca deixe de buscar seus objetivos!

    • Cintia M. S. Palma
      21 de outubro de 2011

      Edson
      Excelente indicação!
      Me procure na UMC para conversarmos sobre o filme, de como vc trabalha com ele.
      Bjos.

      • eli felipe
        13 de março de 2012

        Gostaria muito de rever o filme Atentado em Louisiana. Como posso conseguir?

      • Cintia M. S. Palma
        21 de janeiro de 2013

        Prezado Eli

        Infelizmente não achei o filme também…

        Abs., Cintia Palma

  9. Autodidata Santos
    29 de abril de 2013

    Muuito bom

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: