CINEMA & EDUCAÇÃO

Dedicado a professores, alunos e amantes da 7ª Arte…

O INCRÍVEL EXÉRCITO DE BRANCALEONE

Profa Mariana A. Costa

 

(L’ Armata Brancaleone)

Gênero: Aventura/Comédia

Duração: 120 minutos

Lançamento: 1965

País: Itália, Espanha, França

Classificação etária: 12 anos


 

FICHA TÉCNICA

Direção: Mario Monicelli

Roteiro: Agenore Incrocci, Mario Monicelli, Furio Scarpelli

Produção: Mario Cecchi Gori

Design Produção e Figurino: Piero Gherardi

Música original: Carlo Rustichelli

Fotografia: Carlo Di Palma

Edição: Ruggero Mastroianni

Maquiagem: Otello Sisi

Efeitos sonoros: Guido Ortenzi, Mário Morigi

Efeitos especiais: Armando Grilli

 

ELENCO

Vittorio Grassman – Brancaleone da Nórcia

Gian Maria Volonté- Teofilatto Dei Lionzi

SINOPSE

O cavaleiro Brancaleone lidera um pequeno grupo de esfarrapados em busca da “Terra Santa”. O filme retrata a Baixa Idade Média, abordando de uma forma divertida temas como as cruzadas e a peste negra.

 

TEMA

Idade Média; Cavalaria medieval; Cruzadas; Peste Negra.

 

CURIOSIDADES

- O filme retrata os costumes da cavalaria medieval através da comédia satírica. É um filme inspirado em Dom Quixote, do espanhol Miguel de Cervantes.

- O filme aborda temas como a peste negra, os sarracenos, os bizantinos e bárbaros, assim como as relações sociais do feudalismo e o poder da Igreja Católica.

 

 

ATIVIDADES SUGERIDAS


1) Debata com os alunos os principais pontos levantados e a seguir peça para que elaborem uma produção textual respondendo as questões:

– Você assimilou/aprendeu alguma coisa com este filme? O que?

– Algum elemento do filme não foi compreendido?

– Do que você mais gostou neste filme? Por quê?

– Selecione uma seqüência protagonizada por um dos personagens do filme, analise e explique qual a sua motivação dramática. O que sua motivação tem a ver com o tema do filme?

- Você conhece ou já ouviu falar de filmes que abordam o mesmo assunto?

- Quando o filme foi lançado no mercado?

– Todos os eventos retratados no filme são verdadeiros? Descreva as cenas que você achou especialmente bem coerentes e fiéis à realidade. Quais seqüências que parecem menos realistas? Por quê?

 

2) Peça para os alunos identificarem em quais seqüências aparecem as obrigações feudais.

 

3) Como a questão da Peste negra é trata no filme? Peça para os alunos pesquisarem sobre o assunto.

 

4) Como são representados o universo das cidades e os castelos medievais? Compare com outros filmes (como O nome da rosa, Em nome de Deus, Robin Hood etc.) e estabeleça as diferenças.

 

REFERÊNCIAS

NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2003.

Um comentário em “O INCRÍVEL EXÉRCITO DE BRANCALEONE

  1. Rosimeire Costa Lisboa
    27 de abril de 2011

    Um dos melhores filmes sobre Idade Média!!!
    Brancaleone é ótimo para se trabalhar questões como peste negra, cruzadas, cavaleiros e outros, de uma forma crítica e ao mesmo tempo divertida!
    A cena onde Brancaleone descobre que a bela mulher que está “paquerando” (bem ao estilo galanteador dos nobres medievais) é a única sobrevivente de um surto da peste negra é impagável!

    Gostei muito das problematizações! A ideia de comparar com outros filmes sobre a Idade Média também é muito interessante.
    Sugiro que acrescente algumas imagens ou textos da época e relacione com o filme.

    Bom, é isso! Parabéns pelo blog!

    Voltarei em breve com mais comentários…

    Beijos,

    Profa. Rosimeire Costa Lisboa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 987 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: