CINEMA & EDUCAÇÃO

Dedicado a professores, alunos e amantes da 7ª Arte…

O TRIUNFO DA VONTADE

Profa. Ms. Cintia M. S. Palma

 

(Triumph des Willens)

Gênero: Documentário/Guerra

Duração: 114 minutos

Lançamento: 1935

País: Alemanha

Classificação etária: livre

 

FICHA TÉCNICA

Direção, Produção e Montagem: Leni Riefenstahl

Roteiro: Leni Riefenstahl, Walter Ruttmann

Companhia Produtora: Partido Nacional Socialista Alemão (NSDAP)

 

ELENCO

Adolf Hitler

Josef Goebbels

Sepp Dietrich

Rudolf Hess

 

 

SINOPSE

Trata-se de um documentário impressionante acerca do congresso Nacional-Socialista alemão de 1934, dirigido por Leni Riefenstahl. No início, um bimotor desce dos céus, Adolf Hitler sai sorridente e é ovacionado pela multidão. Tudo é gigantesco: são paradas, desfiles monumentais e discursos para um público em total catarse. Um espetáculo cinematográfico terrivelmente hipnótico que retrata, com imagens fortes, toda a pompa (e a barbárie) do regime nazista.

 

TEMA

Totalitarismo; Militarismo; Nazismo; Propaganda nazista.

ATIVIDADES SUGERIDAS

 

 1) Após assistir ao filme e debate-lo, peça aos alunos que elaborem uma produção textual contendo os seguintes elementos: 

a)    o autor do filme;

b)    o tema central;

c)    a data de lançamento do filme no mercado;

d)    se conhece ou já ouviu falar de filmes que abordam o mesmo assunto;

e)    um pequeno resumo do filme, com comentários sobre as principais personagens, descrevendo suas principais características;

f)     a descrição de uma cena ou personagem que chamou sua atenção especial;

g)    o que sabe sobre o contexto internacional da época? O filme tem alguma relação com a época em que foi produzido?

 

2) Peça para os alunos selecionarem uma cena, ou diálogo do filme onde a ideologia nazista é evidenciada.

 

3) Apresente aos alunos alguns cartazes produzidos pela máquina de propaganda nazista:

 

 Ilustração 1 – Ele é o culpado da guerra!

 O cartaz acima retrata judeus envolvidos em uma fictícia conspiração para provocar a guerra. O judeu estereotipado conspira nos bastidores para controlar as potências aliadas, representada pelos britânicos, americanos e soviéticos

 

  

Ilustração 2 – Não a corrupção. Vamos eleger os nacionalsocialistas de Hitler.

Nazistas sendo retratados como guardiões do povo. Aqui representado por um trabalhador industrial e um trabalhador agrícola.

 

  

 Ilustração 3 – Foto de crianças alemãs com um livro didático anti-semita chamado Der Giftpilz (O cogumelo venenoso).

Esta fotografia foi utilizada em anúncios publicitários.

 

 – A partir dessa pequena amostra de cartazes e da fotografia, peça para os alunos debaterem entre eles procurando responder:

a) Como a propaganda foi utilizada para exaltar os chamados “verdadeiros alemães” e vitimar os judeus?

 b) A divulgação de filmes, fotografias, comícios etc. pelos alemães tinha uma importante função na lógica nazista. Aponte qual era essa função e descreva o papel de Goebbels nesse contexto.

 

 4) Leia os textos:

“A propaganda política busca imbuir o povo, como um todo, com uma doutrina… A propaganda para o público em geral funciona a partir do ponto de vista de uma idéia, e o prepara para quando da vitória daquela opinião”. (Adolf Hitler, Mein Kampf, .)

 

“A referência básica da propaganda é a sedução, elemento de ordem emocional de grande eficácia na conquista de adesões políticas. Em qualquer regime, a propaganda é estratégica para o exercício do poder, mas adquire uma força muito maior naqueles em que o Estado, graças à censura ou monopólio dos meios de comunicação, exerce rigoroso controle sobre o conteúdo das mensagens, procurando bloquear toda atividade espontânea ou contrária à ideologia oficial.” (Wagner Pinheiro Pereira, Cinema e propaganda política no fascismo, nazismo, salazarismo e franquismo. in: História: Questões & Debates, Curitiba, n. 38, 2003. Editora UFPR)

 

- Após a leitura dos 2 textos acima e a partir das discussões sobre o filme, peça aos alunos para responderem as seguintes indagações:

 a) De que maneira Hitler defendia o uso de propaganda política para disseminar seu ideal de Nacional Socialismo?

b) Qual a importância do cinema nesse processo?

c) Leni Riefenstahl conseguiu atingir esse propósito com o filme “O Triunfo da Vontade”?

  

DICA

- Para o trabalho com turmas do Ensino Médio, é interessante que o professor utilize como texto de apoio: “CINEMA E PROPAGANDA POLÍTICA NO FASCISMO, NAZISMO, SALAZARISMO E FRANQUISMO” de Wagner Pinheiro Pereira. O mesmo encontra-se disponível em http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/historia/article/viewArticle/2716.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 984 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: